Notícias

Gestores do Oeste e Vale do Assú discutem implantação de Consórcios para a Saúde Pública

Prefeitos e Secretários Municipais das Regiões Oeste e Vale do Assú participaram, nos últimos dias 05 e 06 de fevereiro, de encontro com a FEMURN, Secretaria de Saúde Pública do RN (SESAP-RN) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN (COSEMS-RN) sobre a regionalização e implantação dos Consórcios da Saúde, pelo Governo do Estado, em parceria com os Municípios. A reunião aconteceu em Mossoró.

A iniciativa tem o objetivo de racionalizar recursos, solidarizar obrigações e benefícios, e garantir maior eficiência no atendimento à população. A reunião abordou ações que viabilizem a implantação dos Consórcios, além de discutir custos e atribuições dos entes municipais e Estadual no projeto.

Durante a reunião, foi constituída uma comissão que visitou o Município de Russas, no Estado do Ceará, para conhecer experiência semelhante ao que está sendo proposto pelo Governo do Estado para o RN. Na visita ao estado vizinho, os gestores viram de perto a experiência do Consórcio Público da Microrregião de Russas, com atuação na área da Saúde Pública, além da participação em palestras e discussões sobre o modelo de gestão.