Notícias

Fátima Bezerra assina ordem de serviço para a construção da RN-087

Após diversas tratativas, reuniões com a comunidade, movimentos sociais, prefeituras, secretarias e autarquias afins, a governadora Fátima Bezerra (PT) assinou, no sábado, 11, – na divisa entre os dois municípios –, a ordem de serviço para a construção da RN-087 que vai até Cerro Corá, e promete beneficiar 27 mil pessoas de toda a região, com melhorias no acesso e trafegabilidade, facilitando o escoamento das produções rurais e promovendo um incremento no turismo.

“Essa estrada é sinônimo de cidadania, de dignidade, de trabalho, trabalho que nosso povo tanto quer e precisa. Não à toa ela recebe o nome de ‘Estrada da Produção’, afinal, ao seu redor estão terras extremamente produtivas, além das belas serras e sítios arqueológicos, por meio dos quais vamos fomentar o nosso turismo”, pontuou a governadora, destacando que esta obra se trata de um sonho pessoal e antigo, discutido muito à época de sua campanha.

Com o investimento de R$ 8,7 milhões, feito pelo Governo do RN em parceria com o Governo Cidadão e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), através de recursos do acordo de empréstimo com o Banco Mundial, serão feitas a estruturação, o revestimento asfáltico, drenagem e sinalização da via, numa extensão de 14,84 km.

“Essas intervenções só serão possíveis porque montamos uma força tarefa para destravar diversas questões fundiárias que impediam essa construção. Por isso, é momento de agradecer, desde os prefeitos envolvidos, como Graça Oliveira e Luciano Santos de Cerro-Corá e Lagoa Nova, ao superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), José Leonardo Bezerra,  aos padres e pastor, Cláudio Dantas, José Mário e José Garcia, bem como a todos os proprietários dos 107 lotes, que autorizaram o afastamento da cerca para implantação do traçado da rodovia, além dos colegas de Governo, o diretor do Departamento de Estrada de Rodagem (DER), Manoel Marques, e o secretário de Infraestrutura (SIN), Gustavo Coelho, que seguindo a orientação da governadora, integraram forças a nossa luta”, disse o secretário de Gestão de Metas e Projetos, Fernando Mineiro, destacando a celeridade que essa articulação teve, já que há menos de dois meses todas aquelas pessoas ali presentes estavam discutindo a problemática em audiência pública, sem qualquer certeza.

A prefeita de Cerro-Corá, Graça Oliveira, endossou o coro de agradecimentos junto ao chefe do Executivo municipal de Lagoa Nova, Luciano Santos. “Agradecemos a todos que nos ajudaram em todo este trabalho. Mas a nossa eterna gratidão fica com a governadora Fátima Bezerra e com o secretário Fernando Mineiro.  Foi por conta do empenho deles que nosso grande sonho vai se tornar realidade. Sofremos muito, amargamos à espera dessa obra, mas agora ela é real e o sofrimento está com os dias contados”, finalizou.

O evento contou com a presença dos deputados estaduais Nélter Queiroz e Francisco do PT, prefeitos e vereadores da região.

Nos próximos dias, será retomada a construção do canteiro de obras, retirados os postes da rede elétrica e de comunicação – que hoje se encontram localizados no traçado da RN. Em seguida, serão levantadas as cercas limitantes entre os terrenos privados e a via, para então ser dado início à construção da RN-087.