Notícias

São Gonçalo desenvolve programa de controle ao tabagismo

A Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, desenvolve um programa de controle do tabagismo para auxiliar seus participantes no combate ao uso do cigarro, orientando o fumante sobre os riscos à saúde que o hábito de fumar pode causar e sobre a importância da dedicação do próprio indivíduo neste processo de cessação do tabagismo.

A dependência à nicotina é um problema de saúde pública no mundo inteiro e o tabagismo é considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a principal causa evitável de morte. A epidemia global de tabaco mata mais de 7 milhões de pessoas todos os anos. Deste total, quase 900 mil são não fumantes que morrem simplesmente por inalar fumaça.

A educação em saúde e o diálogo em grupos de apoio são de fundamental importância para a prevenção do adoecimento da população, o grupo de Tabagismo do CAPS AD de São Gonçalo do Amarante visa a detecção de situações de risco e desenvolve estratégias que colaborem com a libertação da dependência química e cessação do tabagismo em consonância com o Programa Nacional de Controle do Tabagismo do Ministério da Saúde, para com isso promover a saúde pública e bem estar aos usuários deste serviço.