Notícias

Alto do Rodrigues e Ceará-Mirim elegem novos prefeitos

Os municípios de Alto do Rodrigues e Ceará-Mirim conheceram seus novos prefeito e vice-prefeito neste domingo. Após eleições suplementares realizadas simultaneamente em oito municípios do país, Nixon Baracho, do DEM, foi eleito como novo prefeito de Alto do Rodrigues, enquanto Júlio César Soares Câmara, do PSD, foi eleito para a chefia do executivo em Ceará-Mirim. A informação foi confirmada no início da noite pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Alto do Rodrigues

Localizado a 199 quilômetros da capital potiguar, o município de Alto do Rodrigues viu a apuração do pleito deste domingo, 1º, ser encerrada às 19h33. A chapa composta por Nixon Baracho, do DEM, como prefeito e Emília, do MDB, como vice foi eleita com 76,85% dos votos válidos.

Conforme dados apurados pelo TRE ao final do pleito, compareceram aos locais de votação 8.479 eleitores (80,58%) do total de 10.523 eleitores. A taxa de abstenção foi de 19,42%, ou seja, deixaram de votar 2.044 pessoas. A Coligação a qual pertencem o prefeito e a vice-prefeita eleitos se chama 'Alto do Rodrigues com Desenvolvimento e Mais Trabalho'. Nixon Baracho e Emília receberam 6.130 votos (76,85% do total validado pelo TRE/RN). Em branco votaram 162 eleitores (1,91%). Os votos nulos foram 340 (4,01%).

Ceará-Mirim

Júlio César Soares Câmara, do PSD, é o novo prefeito do município da região metropolitana de Natal. O vice-prefeito é João Maria de Paiva Mota, do PODE. Eles foram eleitos com 65,04% dos votos válidos. A confirmação da vitória foi feita pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) às 18h34.

Conforme dados apurados pelo TRE ao final do pleito, compareceram aos locais de votação 40.157 eleitores (77,47%) do total (51.837). A taxa de abstenção foi de 22,53%, ou seja, deixaram de votar 11.680 pessoas. A Coligação a qual pertencem o prefeito e o vice-prefeito eleitos se chama 'A vez do povo'.

Júlio César e João Maria receberam 14.272 votos (65,04% do total validado pelo TRE/RN). Em branco votaram 1.218 eleitores (3,03%). Os votos nulos foram 2.777 (6,92%).

Entenda o caso

Novas eleições para os cargos de prefeito e vice foram realizadas neste domingo (1º) em oito municípios brasileiros, sendo dois no Rio Grande do Norte. Nas localidades, os eleitos no pleito de 2016 foram cassados pela Justiça Eleitoral e não  puderam continuar nos cargos, o que motivou a realização das eleições suplementares deste domingo.

Além de Alto do Rodrigues e Ceará-Mirim, aqui no RN, os eleitores voltaram às urnas nos municípios de Aracoiaba, no Ceará; Bofete, no estado de São Paulo; Ibitiúra de Minas, em Minas Gerais; Japorã, em Mato Grosso do Sul; Lajeado, no Tocantins; e São Francisco, em Sergipe. Os vencedores vão exercer o mandato até o fim de 2020, ano em que novas eleições municipais serão realizadas em todo o país.

As seções eleitorais ficaram abertas das 8h às 17h. Para votar, o eleitor devia levar um documento oficial com foto e o título de eleitor. Segundo a Justiça Eleitoral, apesar de não ser obrigatória a apresentação do título, o documento é necessário para localizar a seção de votação. Quem estiver com o aplicativo para celulares e-título não precisará apresentar documento com foto.

Fonte: Tribuna do Norte