Fruticultura potiguar desperta interesse de compradores europeus

11/02/2008
A fruticultura do Rio Grande do Norte continua sendo destaque no mercado internacional. O sucesso do setor pode ser confirmado durante a realização da Fruit Logística 2008, nos dias 7, 8 e 9 últimos, em Berlim, na Alemanha, quando empresários de vários países da Europa, principalmente Rússia e Itália, buscaram maiores informações sobre como realizar negócios com os produtores potiguares.
 
Durante a Fruit Logística, o vice-governador, Iberê Ferreira de Souza, assinou convênio de cooperação técnica com o Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf) que tem como objetivo elaborar um plano de desenvolvimento para a produção e comercialização das frutas produzidas no Estado.
 
Dentro do Espaço Brasil, a comitiva potiguar formada pelo Governo do Estado e 20 empresários potiguares que integram o grupo do Comitê Executivo de Fitossanidade do Rio Grande do Norte (Coex) foram os mais procurados e fizeram cerca de 300 atendimentos á empresários interessados em informações detalhadas sobre os produtos potiguares e o sistema de exportação das empresas.
 
Para o secretário do Desenvolvimento Econômico, Marcelo Rosado, a participação do Estado na Feira foi positiva porque os empresários europeus puderam conhecer melhor os sistemas de produção e exportação das empresas potiguares favorecendo futuros negócios. “A participação da comitiva do Rio Grande do Norte nessa edição da Fruit Logística superou todas as expectativas de contatos e prospecção de negócios. Com os contatos feitos durante a Feira, os produtores potiguares puderam mostrar o potencial da capacidade de produção da fruticultura do Rio Grande do Norte, além de detalhar para os compradores internacionais o sistema de exportação da fruticultura potiguar”, destaca Marcelo Rosado.
 
O melão continuou sendo o principal produto da fruticultura do Rio Grande do Norte no mercado internacional com o maior número de empresários interessados em realizar futuros negócios. O mamão, tipo formosa, também apareceu como destaque ao despertar o interesse de novos compradores. “A Fruit Logística serviu como termômetro para os produtores saberem como serão as negociações internacionais realizadas durante a próxima safra”, afirma Francisco de Paula Segundo, presidente da Coex.
 
Estendendo a programação da Feira, o secretário do Desenvolvimento Econômico, Marcelo Rosado, juntamente com a comitiva de empresários viaja nessa segunda-feira (11) para Londres onde farão visitas técnicas ao centro de distribuição de frutas in natura da rede de supermercados inglesa Malet Azouhay, além dos grupos de supermercados Marks Spencer e o Tefco/Asda.
 
 
Fonte: Assecom/RN
Voltar