CNM começa mobilização para a XI Marcha dos Prefeitos

12/02/2008

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) começa a desenvolver as ações de divulgação e mobilização para a XI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Essa edição do evento terá como tema central O papel dos municípios na redução do custo Brasil.

A Marcha dos Prefeitos, como também é conhecida, ocorrerá entre 15 e 17 de abril no Blue Tree Park Hotel, em Brasília (DF). Programação e inscrições estão disponíveis no site da Marcha, no portal da CNM, que volta ao ar nesta sexta-feira, 8 de fevereiro.

“O evento é uma grande conferência de reivindicações municipalistas, é um acontecimento nacional”, afirma o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski. “Seu nome simboliza a atitude dos prefeitos de se deslocarem de suas cidades até a capital do país em busca de melhores condições de vida para suas comunidades”, diz.

Avanços

Considerado o maior encontro municipalista da América Latina porque mobiliza cerca de cinco mil pessoas, a Marcha é realizada com os apoios das entidades estaduais e microrregionais de municípios.

Sua primeira edição, que é anual, foi realizada em 19 de maio de 1998 e teve as presenças de aproximadamente mil prefeitos. Naquele ano, os prefeitos foram recebidos pela tropa de choque da polícia militar em frente ao Palácio do Planalto, quando tentavam garantir uma audiência com o presidente da República.

Desde então, diversos avanços foram conquistados pela união dos prefeitos. A aprovação do aumento de um ponto percentual do Fundo de Participação dos Municípios, em 2007, e a criação do Comitê de Articulação Federativa, em 2003, são exemplos de conquistas do movimento. Desde 2003, com exceção de 2006, o presidente da República participa do encontro.

Fonte: Agência CNM

Voltar