Ziulkoski fala no encerramento do seminário Último Ano de Mandato

12/12/2007
“As eficiências dos programas desenvolvidos pela Confederação e da atuação das áreas técnicas envolvem diversas ações, entre elas, a capacitação e a realização de cursos, seminários, mobilizações e eventos, diretamente no município ou na região”, disse o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, no encerramento do Seminário de Orientação para o Encerramento de Gestão - Último Ano de Mandato. Além dos programas da CNM, o presidente também falou sobre reforma tributária, piso salarial dos professores, precatórios, Simples Nacional e outros temas que preocupam os municípios.
 
O seminário, promovido pela CNM em parceria com a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), teve cerca de 198 participantes e foi encerrado com um jantar de confraternização dos prefeitos. Na ocasião, Ziulkoski recebeu a comenda Mérito Municipalista Desembargador Tomaz Salustino, homenagem da Fermurn pela contribuição para o fortalecimento do movimento municipalista e da administração municipal.
 
Ziulkoski reafirmou que a CNM trabalha pelo fortalecimento do município. Segundo ele, a entidade desenvolve programas e projetos visando à capacitação dos gestores municipais e à modernização da administração. “A CNM tem entre seus objetivos a promoção da capacitação dos prefeitos para que desenvolvam bons governos e, no final, não sejam responsabilizados por erros que possam ter sido cometidos por desconhecimento da legislação”, afirma Ziulkoski.
 
Novos gestores

Outras edições do seminário serão realizadas em 2008. Com a iniciativa, a CNM fecha o ciclo iniciado em outubro de 2004 com a realização de 16 seminários Novos Gestores.
 
Entre os temas abordados nos painéis, estavam os possíveis problemas com os quais os prefeitos devem tomar precauções para que não sofram penalidades mesmo após o encerramento de seu mandato. Cuidados com a execução orçamentária, com relatórios da LRF e com a multiplicidade de balanços e relatórios relacionados às contas públicas também são recomendados no seminário, destinado a prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e responsáveis legais pelos atos da administração pública.

Fonte: Agência CNM
Voltar