Previsões meteorológicas de 2008 são animadoras para o Rio Grande do Norte

08/01/2008
Até agora as previsões meteorológicas para o ano de 2008 são positivas. De acordo com o professor de climatologia da Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA), José Espínola Sobrinho, os indicadores mostram que o ano terá um bom inverno. - No entanto, como a meteorologia não é uma ciência exata devido às mudanças da natureza, as estimativas serão confirmadas ou não no encontro internacional de meteorologistas que acontece nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro em Fortaleza, esclarece Espínola.

O especialista explica que o Estado foi dividido em quatro regiões pluviométricas sendo elas: Litorânea, Zona da mata, Central e Oeste. - É preciso observar a região de cada cidade para que seja analisada a possibilidade de chuvas. O Litoral é a parte mais chuvosa, seguida pela Oeste, depois Zona da mata e por último o Seridó que é a região mais seca do Estado, conta Espínola.

Segundo o professor, na região de Mossoró foram registrados no ano de 2007, 940 milímetros cúbicos, obedecendo à média dos últimos anos. Enquanto que, em Currais Novos, quase não chove no ano passado.

- É muito difícil realizar este trabalho pela falta de equipamento; em todo o Rio Grande do Norte só existem três estações meteorológicas, assim nós acabamos adivinhando chuva
Voltar