Estação de Tratamento de Esgotos será concluída este ano

08/01/2008
A Estação de Tratamento de Esgotos de Natal (ETE), que está sendo construída pelo Governo do Estado no Canal do Baldo, recebeu na tarde desta segunda-feira (07) o equipamento responsável pelo processo de desinfecção dos esgotos coletados. Trata-se do único equipamento fabricado fora do Brasil, entre os diversos que compõem a estação de tratamento, cujo investimento na sua aquisição foi de R$ 3 milhões. Segundo o governador em exercício, Iberê Ferreira de Souza, até o final do ano as obras da ETE serão concluídas.

“É uma obra importante, que vai receber e tratar o esgoto de 21 bairros da capital antes de despejá-lo no rio Potengi, que voltará a ser um rio vivo”, afirmou Iberê, durante a visita que realizou na tarde desta segunda-feira ao canteiro de obras da ETE, que terá capacidade para coletar e tratar esgotos sanitários de uma população de 900 mil pessoas, mas, inicialmente, vai beneficiar 325 mil moradores da capital. O investimento total da obra é de R$ 61 milhões, recursos financiados pelo Governo do Estado junto à Caixa Econômica Federal.

Segundo o diretor-presidente da Caern, Theófilo Costa, que acompanhou Iberê na visita, a Estação de Tratamento de Esgotos encontra-se com 70% das fundações concluídas. A ETE é mecanizada em quase sua totalidade e vai promover um tratamento de alta eficiência. Dentre as diversas unidades de tratamento que compõem a estação, podem ser citados: Grades grossas, grades finas, medidor eletromagnético de vazão, desarenadores, reatores anaeróbios, queimadores de gás, câmara anóxica, reator biológico, decantadores e desinfecção ultravioleta.

Desinfecção - O Rio Grande do Norte é o primeiro Estado do Nordeste e o segundo do país a utilizar o equipamento de desinfecção dos esgotos coletados, fabricado na Alemanha. De acordo com dados técnicos, a desinfecção tem por objetivo remover o índice de coliformes em quase 100%, de modo a permitir que os efluentes que serão lançados no Rio Potengi atendam plenamente a legislação vigente de proteção do meio ambiente.

O sistema por radiação ultravioleta, que será instalado na ETE, utiliza a mais avançada tecnologia em desinfecção, sem a aplicação de qualquer produto químico e conseqüentemente, sem a geração de sub-produtos nocivos à saúde e ao meio ambiente, como os que são gerados com a utilização de cloro e outros produtos químicos. Este sistema é composto basicamente de lâmpadas que emitem grande parte de sua radiação com comprimento de onda germicida de 250nm, dispondo ainda de sistemas de controle da radiação e de limpeza automática das lâmpadas, o que o torna totalmente automatizado, evitando o contato humano com produtos químicos

Fonte: Assecom/RN
Voltar