Cidades com menos de 50 mil habitantes terão incentivo para criar museus

09/01/2008
A criação de museus em cidades com menos de 50 mil habitantes é o objetivo do Ministério da Cultura, como forma de  levar a essas populações mais cultura, educação e lazer. Levantamento do ministério mostrou que menos de 10% dessas cidades dispõem de museus. Por isso, foi lançado o edital Mais Museus.

Segundo o gerente de gestão museológica do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Átila Tolentino, o objetivo é  fomentar essas iniciativas. O apoio abrange aquisição de equipamentos e mobiliário; elaboração de projetos para execução de obras e serviços; instalação e montagem de exposições; restauração de imóveis; elaboração de projetos museológicos ou museográfico; e benfeitoria em imóveis.

- O cuidados que nós estamos tendo é que não basta apenas criar esse museu, tem que se preocupar com depois que ele for criado, como o museu irá continuar, diz Átila.

Um dos requisitos para a criação de museus é o projeto de manutenção, ou seja, o município tem que mostrar como será o funcionamento do museu, se ele vai ter recursos humanos específico, se vai ter agenda de atividades.

As inscrições estão abertas até o dia 28 de fevereiro, para pessoas jurídicas de direito público e privado, sem fins lucrativos. A inscrição deve ser efetuada via postal no endereço Edital Mais Museus; Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional Departamento de Museus e Centros Culturais; SBN Quadra 02  Bloco H - Edifício Central Brasília  2º andar; CEP 70040-904  Brasília-DF.

Fonte: Agência Brasil
Voltar