Iberê visita obras e enfatiza importância da Termoaçu

09/01/2008
O governador em exercício, Iberê Ferreira de Souza, visitou na manhã de ontem as obras da usina Termoaçu, localizada no município do Alto do Rodrigues, a 240 quilômetros de Natal, cujo investimento é de quase R$ 1,2 bilhão. A termelétrica vai gerar, quando estiver operando, 340 megawatts de energia elétrica, mais da metade do que consome o Rio Grande do Norte, que é 600 megawatts.

- A produção dessa usina, somada a dos projetos de energia eólica em implantação, vai levar o Rio Grande do Norte a se tornar auto-suficiente na geração de energia elétrica, avaliou Iberê, ressaltando a importância do empreendimento tocado pela Petrobras, considerado o maior projeto de co-geração de energia elétrica e a vapor da América Latina.

Segundo o diretor-presidente da Termoaçu, José Paulo Vieira, as obras da usina, que estão gerando mais de 2.200 empregos diretos na região do Vale do Açu, somente na fase de construção, devem ser concluídas ainda neste semestre. Ele destacou a parceria do Governo do Estado no empreendimento, lembrando que a obra estava paralisada e só foi retomada, em 2005, após gestões realizadas pela governadora Wilma de Faria junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao Ministério das Minas e Energia e à própria Petrobras.

O prefeito de Alto do Rodrigues, Abelardo Rodrigues, que acompanhou o governador em exercício na visita, também destacou a importância do empreendimento para o seu município. - A maioria dos empregos gerados pela obra ocupou a nossa mão de obra e, além disso, há uma série de projetos sociais realizados pela Petrobras que está beneficiando a população, disse.

Para viabilizar a usina, a Petrobras está construindo o Gasoduto Assu-Serra do Mel com 31,4 quilômetros de extensão e um Vapor-duto de 28 quilômetros, empregando mais outro contingente de aproximadamente 1.500 pessoas. A unidade é uma usina termelétrica de co-geração que produzirá energia elétrica e vapor de água, utilizando gás natural como combustível. A eletricidade gerada atenderá aos clientes da Cosern e da Companhia Elétrica da Bahia (Coelba), além da própria Petrobras.

O vapor será utilizado para a injeção contínua em poços de extração de petróleo, possibilitando a Petrobras aumentar sua produção no Estado. As 610 toneladas de vapor por hora produzidas pela usina serão injetadas nos campos de produção de petróleo de Estreito e Alto do Rodrigues, elevando a produção para 18 mil barris/dia e aumentando em 60 milhões de barris as reservas de petróleo no Estado, o equivalente a 300 milhões de dólares em royalties para o Rio Grande do Norte.

Atualmente, a produção no ativo do Alto do Rodrigues é de 21 mil barris/dia. O setor de energia é um dos que mais receberá investimentos públicos e privados no Rio Grande do Norte nos próximos anos. A Agenda do Crescimento, lançada no ano passado pela governadora Wilma de Faria, prevê investimentos da ordem de R$ 6,2 bilhões nas áreas de petróleo, gás e outras fontes de energia até 2010.

Fonte: Jornal Diário de Natal
Voltar