Jovens de 16 e 17 anos também vão receber benefício do Bolsa Família

10/01/2008
Foi publicada a Medida Provisória n° 411 que amplia a faixa etária para atendimento do Programa Bolsa Família (PBF) para adolescentes até 17 anos. Essa e outras medidas compõem o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem), que prevê ações de qualificação profissional e de aumento de escolaridade para o público de 16 a 29 anos.
 
Com a nova Medida Provisória, as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família que têm na sua composição adolescentes de 16 e 17 anos poderão receber adicionalmente o Benefício Variável Jovem (BVJ) no valor de R$ 30,00, até o limite de dois benefícios por família. Com isso, o valor total do benefício das famílias poderá chegar a R$ 172,00.
 
A concessão do Benefício Variável Jovem (BVJ) será realizada somente para os adolescentes com acompanhamento da freqüência escolar registrado no Sistema da Freqüência Escolar ou para aqueles que possuam código Inep válido e atualizado há menos de 12 meses no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).
 
O MDS publicará uma portaria estabelecendo as regras de transição. Os benefícios variáveis referentes aos adolescentes que completaram 16 anos ao longo de 2007 e que, pelas regras atuais do PBF, seriam desligados do Programa em janeiro, serão mantidos até que o BVJ comece a vigorar. Assim, na folha de pagamento do mês de janeiro não haverá a exclusão dos benefícios variáveis relacionados aos adolescentes que completaram 16 anos ao longo do ano de 2007.
 
Os municípios devem aproveitar os próximos meses para atualizar os cadastros das famílias que têm adolescentes de 16 e 17 anos na sua composição, principalmente as informações de escolaridade desses adolescentes e o código Inep da escola em que estão estudando. A versão 6.05 do aplicativo do Cadastro Único traz a tabela Inep atualizada, facilitando o trabalho do gestor.
 
Mais informações sobre o Benefício Variável Jovem podem ser consultadas nas edições 96 e 110 do Bolsa Família Informa.
 
 
Fonte: MDS
Voltar