Governo promove evento sobre segurança comunitária

15/01/2008
O Governo do Estado, através da Secretaria Estadual da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) realiza nesta quarta (16) e quinta-feiras (17), o I Encontro Comunitário sobre Segurança Pública na Região Metropolitana de Natal e a I Exposição de Equipamentos de Polícia Comunitária. O evento acontecerá no auditório do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves e contará, além das autoridades do Sistema Estadual de Segurança Pública, com a presença de especialistas em Polícia Comunitária.
 
A palestra de abertura será ministrada por Ricardo Balestreri, diretor da Secretaria Nacional de Segurança Pública e um dos idealizadores do Pronasci. De acordo com o secretário estadual da Segurança Pública e da Defesa Social, Carlos Castim, o Encontro tem o objetivo de aproximar a comunidade dos projetos desenvolvidos pela Sesed e mostrar a importância cada vez maior da participação popular nas atividades de Segurança Pública, garantindo assim a eficiência do policiamento ostensivo e de Polícia Judiciária.
 
“Esse encontro será muito importante porque vai permitir que a Secretaria apresente à população seus projetos para o fortalecimento policial e para o aumento da sensação de segurança nos bairros. Nele, nós iremos enfocar a importância de se inserir a doutrina de Policiamento Comunitário dentro do programa de Polícia do Bairro, iniciado durante a primeira administração da governadora Wilma de Faria”, explicou Castim.
 
Durante o encontro, que será aberto a todas as lideranças dos bairros de Natal e das cidades da Região Metropolitana, a Secretaria irá orientar a formação e constituição dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública de acordo com a doutrina preconizada pelo Sistema Único de Segurança Pública (Susp). “Esses Conselhos serão muito importantes no desenvolvimento de uma polícia mais eficiente, cidadã e verdadeiramente profissional e integrada com a sociedade, como prega a filosofia daPolícia Comunitária”, destacou o secretário.
 
O fortalecimento da Polícia de Bairro é um dos principais pontos do plano “RN Seguro”, desenvolvido pela Sesed e aprovado pela governadora Wilma de Faria no último mês de novembro. O plano prevê uma série de ações para ampliar e melhorar a atuação desse tipo de policiamento. É uma completa reformulação no modelo atual do programa de Polícia do Bairro, mudanças que já começaram, segundo Carlos Castim.
 
O primeiro passo dado após a aprovação do “RN Seguro” foi a implantação de uma Companhia de Policiamento Comunitário em cada Batalhão da Polícia Militar e a transformação do 9º BPM em Batalhão de Proteção de Área da zona Oeste da capital. Outra medida importante e que já está sendo adotada é a elaboração do Cadastro de Cidadania Residencial, que trará informações sobre os bairros, suas ruas, moradores, aspectos geográficos e principais problemas. Uma das prerrogativas da Sesed é que os policiais atuem nas áreas de suas residências, facilitando a identidade e a integração policial-cidadão.
 
Uma ação que também irá garantir mais agilidade ao policiamento é a implantação das bases móveis de Polícia Comunitária, com a utilização dos atuais postos fixos como pontos de apoio físico às atividades operacionais. Essas bases serão constituídas por veículos tipo Van, que irão circular pelas ruas dos bairros. A implantação desse modelo será feita de maneira gradual, inicialmente nas cidades de Natal e Mossoró.
 
 
 
Fonte: Assecom/RN
Voltar