Samu monta Operação Verão nas Praias da Região Metropolitana

16/01/2008

Durante todo o mês de janeiro, os veranistas das praias do litoral norte e sul da região metropolitana do Estado contarão com a proteção do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da Grande Natal. A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) promove a Operação de Verão que se estenderá até o domingo após o carnaval. Segundo a coordenadora do Samu Metropolitano, Selma Santiago, o atendimento centralizado para as praias está relacionada ao número de acidentes nesse período do ano. ‘‘Durante o verão aumenta a população flutuante e há uma elevação nos casos de emergência. Em vistude dessa demanda, o Samu Metropolitano dará essa assistência diferenciada’’, declarou.

Para minimizar a situação, o Samu disponibilizou toda a sua equipe para atender qualquer tipo de urgência ou encaminhar para um hospital da região metropolitana. Ao todo são 52 técnicos de enfermagem, 58 condutores, 12 médicos, 10 enfermeiros, 16 ambulâncias (sendo 14 de suporte básico e 2 de suporte avançado), 10 Tarm (telefonistas e auxiliares de regulação médica), 5 operadores de rádio e 2 operadores de frota. As viaturas cobrem o litoral norte até a área de Ceará Mirim. Durante todo o dia, até às 22h são feitos atendimentos e os veículos foram colocados em pontos estratégicos para qualquer eventualidade. A cobertura vai de Muriú a Pitangui, tendo uma ambulância posicionada na altura do Posto Estivas, no município de Extremoz, para atender toda a populaçao desta localidade.

O litoral sul é coberto por uma ambulância que está localizadas em tabatinga. Ela cobre as praias da área de Barreta, Camurupim até as praias do município de Nísia Floresta. Já a de Parnamirim fica na altura de Pium, abrandendo Búzius, Cotovelo e Pirangi. As ambulâncias de suporte básico (que atendem casos de menor complexidade) contam com um condutor e técnico de enfermagem, material para atender trauma, vômito, medicação sintomática e concussão. As ambulâncias de suporte avançado possuem médico, enfermeiro e contam com o cardioversor - monitora o paciente e é utilizado para desfibrilar a parede cardíaca, bomba de infusão que é utilizada para controlar a medicação injetável, respirador mecânico, hemoglicosímetro (HGT) que mede a quantidade de açúcar no sangue, aparelhos de reanimação e trauma.

De acordo com o Samu, em 2007, as áreas com o maior número de acidentes no verão foram a Rota do Sol e a praia de Búzius. A coordenadora do Samu declarou que este ano a atenção será redobrada e informou que o atendimento de urgência será feito com o tempo mínimo, em virtude do grande número de pessoas nos municípios.

Fonte: Jornal Diário de Natal

Voltar