Instalação de telefonia móvel em pequenos municipios começa em 2008

17/01/2008
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), responsável pela execução do projeto do Ministério das Comunicações de ampliação da telefonia móvel para todo o país, está executando o plano que levará o serviço aos 1.836 municípios que não têm nenhum tipo de cobertura. A estimativa dos dois órgãos é de que 17 milhões de pessoas sejam beneficiadas nos próximos dois anos.
 
O leilão da tecnologia 3G foi realizado em dezembro de 2007 e destacou-se por exigir que o serviço de telefonia móvel seja levado inclusive às pequenas cidades que não têm nenhum tipo de cobertura. De acordo com a proposta do ministério, a Anatel dividiu o edital de forma a garantir que a prestadora que comprasse faixas de freqüência em regiões lucrativas tivesse de levar também regiões tradicionalmente ignoradas.
 
A expectativa da Anatel é de que os contratos com as empresas vencedoras do leilão sejam assinados no primeiro semestre deste ano, provavelmente em fevereiro. A partir daí, passa a valer o cronograma estipulado no edital, que dá o prazo de dois anos para que todos os municípios brasileiros tenham acesso à telefonia celular.

Fonte: Ministério das Comunicações
Voltar