Vice-governador visita pólo de tilápias em assentamento de Ceará-Mirim

18/01/2008
O vice-governador e secretário estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Iberê Ferreira de Souza, irá visita nesta sexta-feira (17), às 10h30, o Pólo de Tilápias do Mato Grande, construído com o apoio do Governo do Estado no assentamento Aracati, município de Ceará-Mirim.
 
Realizado pelo Governo do Estado, através da Emater-RN, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e vários parceiros públicos e privados, o projeto já beneficia mais de 160 famílias através da piscicultura. A expectativa é de que no futuro sejam atendidas pelo menos 500 famílias dos 15 municípios integrantes da região do Mato Grande.
 
RENDA - A criação de tilápias trouxe também outras perspectivas aos agricultores familiares. Uma iniciativa, já em desenvolvimento no assentamento Aracati, são os hortifrutigranjeiros. Para diversificar o cultivo – antes centrado no mandiocal – a água fertilizada dos tanques (renovada obrigatoriamente) está sendo utilizada na irrigação das hortas.
 
“Estamos plantando, nos quintais de nossas casas, alface, cebola, coentro, tomate”, exemplifica Francisco Félix da Silva. Segundo o agricultor, até as próprias mandiocas começam a ter maior produtividade com a irrigação riquíssima em adubos (estercos, soja e milho). Cada tanque para piscicultura tem entre 25 e 75 metros, com 1,3 milhão de litros. Cerca de 10% da água renovada, mensalmente, vai para a plantação.
 
Há planos ainda de iniciar o cultivo de plantas oleaginosas, para redução de custos com ração, assim que a criação de tilápias se consolidar. Em vez de adicioná-los à gasolina, o girassol e o sorgo vão substituir a soja e o milho, importantes para alimentação dos peixes.
 
 
 
Fonte: Assecom/RN
Voltar