RN fica em primeiro lugar do país na geração de emprego na indústria

21/01/2008
O Rio Grande do Norte ficou em primeiro lugar no país na geração de emprego no setor industrial em 2007, segundo levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. Durante o ano passado, a indústria potiguar admitiu 25.482 trabalhadores e demitiu 18.664, obtendo um saldo de 6.818 novos postos de trabalho, o que corresponde a uma variação positiva de 12,43% sobre a população economicamente ativa e empregada. Os dados do Caged apontam ainda que, em apenas quatro anos, o número de postos de trabalho gerados em todo o Estado duplicou, saindo 7.080 novas vagas em 2003 para 15.004 em 2007.
 
Ainda de acordo com o Caged, entre os setores que mais contribuíram para a geração de emprego na indústria do Rio Grande do Norte, setor no qual o Estado obteve melhor desempenho, aparecem as atividades têxtil e de confecções, com 4.305 novos postos formais de trabalho, produção de alimentos e bebidas, com 1.931, e produção mineral não metálico, 451. Depois da indústria, o setor que mais gerou emprego no Rio Grande do Norte com carteira assinada em 2007 foi o comércio, com 5.944 novos postos de trabalho, seguido do setor de serviços, com 2.478 novas vagas.
 
Além dos dados do Ministério do Trabalho, dois outros indicadores atestam a pujança da economia potiguar. Conforme informações da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico (Sedec), as exportações potiguares atingiram um crescimento de 10,5% em 2007 comparado ao ano anterior, desconsiderado o petróleo que, como indicavam os números ao longo do ano, ficaram fora das vendas para o exterior. A fruticultura, com as exportações do melão, se manteve como o primeiro item da pauta de exportações do Estado.
 
Outro dado é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou a mais recente Pesquisa Mensal do Comércio referente a novembro passado, na qual aponta que as vendas do comércio varejista no Rio Grande do Norte apresentaram uma taxa de crescimento de 11,9%, ficando acima da média nacional, em relação ao mesmo período de 2006.
 
PROADI
 
Conforme levantamento da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, cerca de 30% das vagas abertas pelo mercado formal potiguar no ano passado foram geradas pelas empresas que receberam benefícios do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial (Proadi) do Governo do Estado. “Estas empresas ou se instalaram ou ampliaram suas atividades, gerando a contratação direta de 7.342 novos funcionários em 2007”, afirma Klenio Alves, coordenador do Proadi. Somente no ano passado, 28 empresas receberam incentivos do programa. Juntas, ela realizaram investimentos que somaram R$ 278,3 milhões.
 
 
Fonte: Assecom/RN
Voltar