Uso de cartão traz economia de combustível para Semarh

21/01/2008
Redução de custo de combustível e gerenciamento inteligente de frotas. Essa é a proposta do novo sistema, implantado nesta segunda-feira (21), pela Secretaria estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). A expectativa é de que com a adoção do uso de um cartão informatizado, haja redução de até 40% dos custos com combustível e manutenção dos veículos. A ação faz parte de uma série de iniciativas que visam reduzir os gastos da Secretaria, determinação da governadora Wilma de Faria para todos os órgãos do Governo do Estado.
 
Segundo o secretário e vice-governador Iberê Ferreira de Souza, os gastos com combustíveis é um dos itens mais elevados de um órgão público. “Além da economia de até 40%, teremos mais controle sobre a quilometragem rodada pelos veículos. Queremos que a ação possa servir de exemplo para outras repartições estaduais”, disse. Segundo ele, a secretaria possui uma frota de 31 veículos, entre carros de pequeno e grande porte, compressores e máquinas perfuratrizes.
 
Na semana passada, os servidores do órgão receberam capacitação sobre a utilização do sistema. Para Francisco Ferreira de Souza, motorista da Secretaria, a implantação do novo sistema só trará benefícios para os funcionários. “Além da economia, haverá melhora do desempenho das atividades, já que estaremos sempre próximos de um posto credenciado”, declara o funcionário, que se queixava do gasto de tempo e combustível em ter de voltar ao órgão para solicitar um novo abastecimento.
 
A empresa vencedora da licitação, a Embratec Goodcard, tem 8 anos no mercado e exemplos de boas experiências em órgãos públicos. O executivo de contas, Luiz Melo, informou que no Nordeste, o Tribunal de Contas de Pernambuco e as prefeituras de Recife e Jaboatão dos Guararapes já implantaram o sistema do “fuel control” e conseguiram reduzir os gastos. No Rio Grande do Norte, a rede possui 71 postos cadastrados, na capital e interior do Estado.
 
COMO FUNCIONA
 
O serviço acontece através do uso de um cartão magnético que permite, diariamente, o monitoramemto on-line do consumo. Cada veículo possui um único cartão e o seu condutor precisa digitar senha e matrícula toda vez que utilizá-lo. Além disso, foi estipulado um valor máximo de consumo mensal para cada veículo, de acordo com sua atividade. Se atingir o limite, o abastecimento fica bloqueado até que o aumento do consumo seja justificado à Diretoria Administrativa. Toda a tecnologia, métodos de cadastramento, controle e logística ficam por conta da empresa, que ainda tem a incumbência de gerar relatórios periódicos sobre o abastecimento realizado. “Esses relatórios ainda informam em quais postos, o combustível utilizado está mais barato”, explica o chefe do setor de finanças da Secretaria, Jailson Moraes da Silva.
Outro benefício é com relação à manutenção do veículo. O cartão cadastra toda vez em que o motorista lubrificou o carro ou trocou o fluído do freio, lembrando-o quando for necessário repetir o serviço.
 
 
Fonte: Assecom/RN
Voltar