Grupo árabe quer investir no aeroporto de São Gonçalo

22/01/2008
As obras do aeroporto de São Gonçalo do Amarante poderão ser realizadas por um dos maiores conglomerados empresariais do Oriente Médio. A governadora Wilma de Faria recebeu nesta segunda-feira (21) a visita do investidor George Zaczac, que anunciou a intenção do grupo Dubai Aerospace Enterprise (DAE), em tocar o projeto do novo terminal de cargas e passageiros do Estado. Segundo ele, nas próximas semanas o grupo pretende formalizar a intenção de investir no aeroporto e até o início de março uma equipe técnica deverá desembarcar no Rio Grande do Norte para conhecer de perto o projeto do terminal.

Atualmente o Dubai Aerospace Enterprise é responsável, entre outros projetos, pela implantação dos dois maiores aeroportos do mundo, que estão sendo construídos nos Emirados Árabes. O grupo canaliza investimentos para o setor aéreo internacional, oferecendo toda a logística aeroportuária, desde serviços e implantação de aeroportos até a manutenção e compra de aeronaves. Este é o quarto grupo internacional que demonstra publicamente interesse em investir no aeroporto de São Gonçalo, cuja abertura de edital de licitação depende de conclusão de um estudo que está sendo conduzido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

“Conheci o projeto do aeroporto de São Gonçalo quando visitei o estande do Governo do Estado na Air Cargo América (feira do setor aeroportuário realizada nos Estados Unidos), em novembro do ano passado. De lá pra cá pesquisei bastante sobre o Rio Grande do Norte e agora estou aqui para conhecer melhor o projeto e a infra-estrutura que o Estado oferece”, informou Zaczac que, após a audiência com a governadora, acompanhou as obras de implantação das pistas do novo terminal, projetado para ser um dos maiores e mais modernos da América Latina, com capacidade para receber até 40 milhões de passageiros por ano.

Durante a audiência, a governadora disse que vai entrar em contato com a ministra chefe da Casa Civil da Presidência da República, Dilma Roussef, para pedir agilidade na condução do processo de abertura de licitação para que as obras do aeroporto de São Gonçalo possam ser tocadas pela iniciativa privada. “O Governo do Estado tem total interesse que esta obra seja realizada mais rapidamente. Por isso vou conversar com a ministra, para que o edital seja lançado e as empresas interessadas possam apresentar suas propostas”, destacou Wilma de Faria.

Fonte: Assecom/RN
Voltar