Chuvas trazem esperança para açudes do Seridó

23/01/2008
As chuvas que começam a cair no Seridó trazem a esperança de águas novas nos principais reservatórios da região. As últimas medições realizadas pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos mostram que os grandes açudes estão com o volume de água bastante reduzido.
 
O açude Sabugi, no município de São João do Sabugi, é o reservatório em melhores condições. Com capacidade para armazenar mais de 65 milhões de metros cúbicos de água, hoje comporta pouco mais de 34 milhões, 53% de sua capacidade total.
 
O Zangarelhas, em Jardim do Seridó, tem capacidade para quase 8 milhões de metros cúbicos. É o menor dos grandes reservatórios da região. Mas atualmente tem apenas 2,5 milhões armazenados. 32% de sua capacidade total.
 
A barragem Passagem das Traíras fica localizada entre Caicó, São José do Seridó e Jardim do Seridó. E abastece os três municípios. Possui uma capacidade total de quase 49 milhões de metros cúbicos. Mas hoje seu volume de água hoje é de 15 milhões, 31% do total.
 
O açude público de Cruzeta acumula 35 milhões de metros cúbicos quando está cheio. Atualmente, seu volume é de 9,4 milhões, equivalente a 27% de sua capacidade total.
 
Em Parelhas, o açude Boqueirão está com 25 milhões de metros cúbicos acumulados, 29% do total Quando cheio, alcança mais de 85 milhões. O Caldeirão, também em Parelhas, acumula pouco mais de 2 milhões, que equivale a 22% do total. Seu volume total é de pouco mais de 10 milhões de metros cúbicos de água.
 
O açude Gargalheiras, em Acari, possui uma capacidade total de armazenamento de 40 milhões de metros cúbicos. A última medição realizada mostra que hoje ele possui apenas 11,4 milhões, 29% de sua capacidade total.
 
O açude Itans, em Caicó, é o maior reservatório da região com capacidade para armazenar mais de 81 milhões de metros cúbicos de água. Mas atualmente seu volume é de 25,6 milhões, equivalente a 25% do total.
 
Situação crítica se encontra o município de Currais Novos. O açude Dourado, que abastecia o município, alcançou seu volume morto há tempos. Quando cheio, acumula mais de 10 milhões de metros cúbicos. Hoje está praticamente seco. Currais Novos vem sendo abastecida por uma adutora que traz água do Gargalheiras.
 
 
Fonte: Nominuto.com
Voltar