A Justiça Eleitoral intensifica a campanha de esclarecimento ao eleitor com a criação do projeto `Seu voto, Sua voz`, que consiste na divulgação itinerante de mensagens sobre a importância do voto consciente e da participação do brasileiro na escolha, em outubro próximo, de novos prefeitos e vereadores em todo o paÃs.
O projeto começa pelo Nordeste, que é o segundo maior colégio eleitoral do Brasil com 34.278.784 inscritos, o que representa 27,063% de todo o eleitorado. A região foi escolhida como ponto de partida por concentrar o maior número de eleitores analfabetos (12,39%), daà a necessidade de intensificar as ações educacionais naquela região.
A bordo de um veÃculo estilizado com as cores da Justiça Eleitoral, uma equipe de reportagem percorrerá, nesta primeira etapa, 12 municÃpios nos estados de Alagoas, ParaÃba e Pernambuco.
Palestras sobre voto consciente e cidadania, votação simulada na urna eletrônica, inscrição de eleitores que acabaram de completar 16 anos e que votam pela primeira vez e iniciativas desenvolvidas nas escolas, são algumas das ações programadas para chamar a atenção do público que este ano tem um encontro marcado com as urnas.
Toda a trajetória da equipe será registrada em vÃdeo e transformada em reportagens veiculadas no programa de TV da Justiça Eleitoral, `Brasil Eleitor` exibido nas TVs Cultura, Justiça e Assembléias, além das emissoras ligadas à ABEPEC ? Associação Brasileira de Emissoras Públicas, Educativas e Culturais.
O objetivo do projeto é disseminar a mensagem do voto consciente, que tem o poder de fiscalizar, promover mudanças e que não pode ser trocado por benefÃcios imediatos ou favores pessoais.
Com a série de reportagem, a Justiça Eleitoral se aproxima ainda mais do cidadão e fortalece a mensagem da importância do voto consciente como instrumento de transformação.O telespectador poderá conferir o resultado deste trabalho a partir de fevereiro, pois a equipe de produção já está em campo.
Fonte: TSE