Oeste terá campanha contra acidentes de trânsito e DSTs no carnaval

24/01/2008
“Amor e segurança transitam neste carnaval 2008” e “Use o capacete, ao dirigir não beba”, são as temáticas das duas campanhas que serão desenvolvidas simultaneamente nos 26 municípios da jurisdição da 2ª Unidade Regional de Saúde Pública (2ª Ursap), com sede em Mossoró, durante o período de carnaval deste ano. A idéia do Governo do Estado é reduzir os índices crescentes das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), especialmente a AIDS, e dos acidentes de trânsito, envolvendo principalmente motocicletas, na região oeste do Rio Grande do Norte.
 
“Apesar de estarmos exercendo o nosso papel de assessoria técnica e apoio aos municípios, isto não isenta cada município de desenvolver estratégia própria com referência às problemáticas em evidência”, esclarece a assistente social Roberta Fernandes, gerente da 2ª Ursap.
 
As DSTs quando tratadas como campanhas de massa, passaram a privilegiar o respeito aos direitos humanos, a informação, a valorização da auto-estima, e o incentivo ao uso do preservativo. Já os acidentes de trânsito, passaram a ser tratados agora também como um problema de saúde pública, a partir do momento que eles contribuem de forma decisiva para o congestionamento de corredores hospitalares, urgência e emergência, da mesma forma que em sua maioria terminam por causar seqüelas e são responsáveis por inúmeras amputações de membros superiores e inferiores.
 
Os acidentes de trânsito ocorrem devido a quatro fatores principais: falta de atenção, desconhecimento de normas de trânsito, embriaguez e imprudência. “A única maneira de mudar essa situação é por meio de um trabalho preventivo e educativo que possa influenciar nas atitudes e no comportamento das pessoas”, reforça Roberta.
 
A ação deverá ter continuidade após o carnaval, em parceria com as polícias rodoviárias Federal e Estadual, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), 1ª Circunscrição de Mossoró, hospitais regionais Tarcísio Maia, Rafael Fernandes e Hemocentro.
 
Estratégia do Trabalho - Divulgação em massa da campanha através da distribuição de adesivos, camisetas, panfletos e folders; distribuição de camisinhas, para o uso nos 26 municípios da área; realização de blitz educativas, por técnicos da unidade regional de saúde; abordagem aos motoristas no perímetro urbano de Mossoró e nas rodovias, ressaltando a necessidade de conscientizá-los de suas obrigações enquanto condutores e cobertura fotográfica para a visibilidade do evento nos meios de comunicação.
 
Lançamento – As duas campanhas serão lançadas oficialmente próximo dia 1º de fevereiro, às 10h ao auditório Leônidas Ferreira, da própria Ursap, em Mossoró.
 
 
Fonte: Assecom/RN
Voltar