Ministra confirma universalização da energia elétrica no RN

24/01/2008
O Rio Grande do Norte está entre os 12 Estados que irão concluir a universalização do acesso à energia elétrica por meio do Programa Luz para Todos em 2008. A informação foi dada pela própria ministra-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Dilma Roussef, nessa terça-feira (22), ao apresentar o balanço de um ano do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na área de infra-estrutura social e urbana.
 
De acordo com o balanço apresentado, além do Rio Grande do Norte, os outros Estados em que as concessionárias já firmaram o compromisso de concluir a universalização este ano são Goiás, Mato Grosso do Sul, Sergipe, Pernambuco, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
 
Em outros Estados nordestinos, como Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão e Paraíba, a universalização sequer será concluída este ano porque o número de ligações a serem feitas ultrapassa 1,2 milhão – incluindo-se nesse universo, as ligações a serem realizadas, também, nos Estados do Mato Grosso, Pará e Acre.
 
No Rio Grande do Norte, a meta, prevista somente para o final de 2008, do Programa de Universalização da Energia Elétrica, era atender, inicialmente, 30.095 famílias. No total, foram beneficiadas através do programa Luz para Todos 34.271 famílias – mais de 100% do que o previsto em maio de 2004, quando o termo de compromisso para a implementação do programa foi assinado. Os dados são do Comitê Gestor do Programa e referentes a dezembro de 2007.
 
Foram executadas ligações em todos os 166 municípios – à exceção de Natal, que não tem área rural – com o benefício chegando a quase 170 mil pessoas. Para tirar essas pessoas da escuridão em que estavam mergulhadas, foram feitos investimentos de mais de R$ 126 milhões, bancados pelos governos estadual e federal e Cosern, concessionária dos serviços e responsável pela sua execução.
 
No Rio Grande do Norte, o programa Luz para Todos começou a ser executado, efetivamente, a partir de junho de 2004. A meta inicial para universalização dos domicílios rurais no Estado – de 30.095 ligações – tomou por base os dados do Censo do IBGE de 2000. O número de ligações realizadas, entretanto, ultrapassou o percentual de 100%. O bom desempenho do Luz Para Todos no Rio Grande do Norte, na opinião do próprio Comitê Gestor, está na gestão democrática.
 
“É um programa em que a comunidade participa através de representantes de sindicatos rurais, associações comunitárias e a prestação de contas é transparente, com conhecimento público sobre o custo de ligação”, ressalta o coordenador de Infraestrutura Rural da Secretaria da Agricultura, Olímpio Itamar de Azevedo, que integra o conselho gestor do programa.
 
Fonte: Assecom/RN
Voltar