Porto Alegre sediará a Conferência Mundial das Cidades

25/01/2008

O futuro das cidades, as inovações no campo da democratização e as experiências que estão produzindo transformações sociais. Tudo isto estará em discussão na Conferência Mundial sobre Desenvolvimento de Cidades, que tem como tema Inovação Democrática e Transformação Social para Cidades Inclusivas no Século 21. O evento será realizado na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, no período de 13 a 16 de fevereiro.

A Conferência Mundial das Cidades tem como promotores a Confederação Nacional dos Municípios, o Ministério das Cidades, o Governo do Rio Grande do Sul e as Prefeituras de Porto Alegre e da cidade de Roma. Instituições internacionais como o Banco Mundial, o Banco Interamericano de Desenvolvimento, a Unesco e a UN-Habitat, garantiram apoio à realização do evento.

A Conferência Mundial das Cidades terá 400 horas de atividades, quatro conferências magnas, quatro grandes painéis, além de 40 oficinas, 40 painéis, 160 comunicações e 20 minicursos.

A cada dia, a Conferência Mundial terá um tema diferente. No dia 13 de fevereiro, a discussào será sobre o Direito à Cidade, abordando políticas locais sobre Direitos e Responsabilidades dos Cidadãos. No dia 14, o tema será Governança e Democracia em Cidades, enfocando experiências inovadoras de Gestão e Participação Democrática.

No dia 15 de fevereiro, toda a programação discutirá o Desenvolvimento Local em Cidades, mostrando e discutindo processos de investimento em Capital Social para desenvolver ativos econômicos, ambientais, humanos, sociais e políticos. No dia 16, encerrando a Conferência Mundial das Cidades, o tema será Sustentabilidade e Cidade-Rede. Em discussão, a emergência das redes sociais e a Cidade Sustentável do futuro.

A Conferência Mundial das Cidades é voltado para prefeitos, vereadores e operadores de políticas públicas, além de acadêmicos, especialistas e lideranças comunitárias. Promotores governamentais, empresariais e sociais de experiências de participação democrática visando o desenvolvimento local das cidades também podem participar.

Para fazer sua inscrição e garantir participação neste importante evento acesse o site

Voltar