Artesanato de Lajes Pintada ganha o país

25/01/2008
O artesanato do Rio Grande do Norte vai compor as vitrines e prateleiras de uma das mais importantes lojas de decoração e acessórios domésticos do país. As artesãs do município de Lajes Pintada, na região do Trairi, fecharam contrato com a Tok&Stok para comercialização de artigos decorativos produzidos com sisal. As conversas tiveram início em setembro, durante a realização do evento realizado pelo Governo do Estado na Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp) para divulgar as potencialidades potiguares e a Agenda do Crescimento.

Ainda em setembro, as proprietárias da Tok&Stok conheceram as diversas tipologias do artesanato potiguar e demonstraram muito interesse nos artigos elaborados a partir do sisal. ‘‘Estamos gostando muito da qualidade e da beleza das peças’’, disse Carolina Viviane, uma das diretoras da rede, na ocasião. Após o primeiro contato, a rede de lojas fechou o pedido para comercialização de 150 frasqueiras (bolsas), o que as artesãs de Lajes Pintadas acreditam ser apenas o início de uma longa parceria comercial, já que uma loja da rede deve ser aberta em Natal, facilitando ainda mais as negociações.

Esta não é a primeira vez que o artesanato do Rio Grande do Norte ocupa lugar de destaque fora do Nordeste. No ano passado, uma associação de bordadeiras da região do Seridó ganhou licitação para confecção de todos os produtos de mesa (toalhas, guardanapos, entre outros) utilizados no Palácio do Itamaraty, em Brasília. ‘‘Não basta apenas oferecer espaços para se comercializar o artesanato. É preciso que o setor se profissionalize cada vez mais, se tornando mais competitivo. Neste sentido, lançamos no ano passado o Catálogo Estadual de Artesanato, que está auxiliando na divulgação do nosso artesanato em exposições e feiras nacionais e estrangeiras’’, afirma a governadora Wilma de Faria.

Fonte: Jornal Diário de Natal
Voltar