Região Central contará com ensino superior

30/01/2008

Centenas de estudantes da região Central poderão ter acesso ao ensino superior a partir do segundo semestre, através da implantação do projeto Universidade Aberta, na cidade de Lajes. A cidade vai sediar um núcleo de ensino da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A princípio, vão haver turmas de pedagogia, matemática, letras e ciências da computação.

O secretário municipal de comunicação e articulação política, Pedro Alves, explica que os cursos vão funcionar na escola municipal Senador Eloi de Souza e serão ministrados por profissionais de ensino da UFRN. Ele Acrescenta que o núcleo vai ser mantido através de uma parceria entre o município, a universidade e o Ministério da Educação (MEC), responsável pelo financiamento do projeto.


MEC

De acordo com o secretário, o núcleo deve entrar em funcionamento a partir do segundo semestre. "No próximo mês, uma equipe de técnicos do MEC vão visitar o nosso município para revisar as instalações da escola Eloy de Souza e propor as modificações necessárias para que a unidade possa receber as turmas", informa. Ele acrescenta que o prefeito Edivan Secundo Lopes deve assinar, já em fevereiro, um documento pelo qual o município se compromete a dar apoio ao funcionamento do projeto Universidade Aberta.

A implantação do núcleo é um dos principais projetos da administração de Edivan Secundo Lopes na área da educação. O objetivo é dar aos estudantes de Lajes a oportunidade de fazer um curso superior gratuito sem ter de se deslocar para Natal ou para outras cidades do interior no Rio Grande do Norte ou nos estados vizinhos.


Locais

O estabelecimento do curso também aumenta as chances dos alunos locais de cursarem a universidade, já que poderão ingressar em cursos sem ter de enfrentar a temida concorrência dos estudantes de colégios e cursinhos particulares da capital do estado.

A atual gestão do município tem sido marcada por investimentos como a construção de novas escolas, a ampliação do número de salas de aula, a capacitação dos profissionais do ensino e o desenvolvimento de um programa de inclusão digital pelo qual foram instalados laboratórios de informática na cidade. Segundo Pedro Alves, a implantação do curso dá continuidade à política de desenvolvimento da educação municipal.

 

Fonte: Diário de Natal

Voltar