Acesso à internet banda larga pelo celular chega a todos os municípios

31/01/2008
Os 2.740 municípios brasileiros que têm menos de 30 mil habitantes terão agora acesso à terceira geração de telefonia móvel, a 3G.  A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) distribuiu no dia 18 de janeiro a lista das cidades e das operadoras de telefonia que fornecerão o serviço. As empresas venceram o leilão realizado pela agência e deverão atender a todos os municípios em até oito anos após a assinatura dos contratos, prevista para o primeiro semestre de 2008.
 
Os prazos para oferecer a nova tecnologia variam por área. Segundo a Anatel, nas regiões onde mais de 80% dos municípios com menos de 30 mil habitantes possuem serviço móvel pessoal, o serviço deve estar disponível em menos tempo, no máximo em seis anos, casos de Minas Gerais e São Paulo, por exemplo.
 
A nova tecnologia permite a transmissão de dados em alta velocidade, transformando o celular num aparelho de várias funções, quase um pequeno computador. O importante é que todos as cidades brasileiras, até aquelas com pouquíssimos habitantes, terão acesso à telefonia celular, divulga a Anatel.

Fonte: Ministério das Comunicações
Voltar