Programa de biodiesel vai beneficiar 12 mil famílias no RN

08/02/2008
 
 
O Governo do Estado vai investir cerca de R$ 7 milhões para implantar o Programa de Agroenergia Familiar do Rio Grande do Norte (PARN I), que tem como meta fomentar a implantação de culturas oleaginosas visando a produção de biocombustíveis. Detalhes sobre o programa que vai beneficiar mais de 12 mil famílias de agricultores familiares foram apresentados à governadora Wilma de Faria, pelos titulares das secretarias e órgãos que atuam diretamente no meio rural, durante reunião na manhã desta sexta-feira (8), na Governadoria. O lançamento do programa está previsto para o dia 19 deste mês.
 
A apresentação do PARN I ficou a cargo do diretor-presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), Henrique Santana. “Vamos atuar em duas frentes: a primeira será na revitalização da cultura do algodão herbácio, reestruturando a cadeia produtiva e envolvendo 7.000 agricultores familiares numa área de produção de 15 mil hectares. A segunda é na introdução da cultura do girassol, em uma área de 13 mil hectares, envolvendo outros 5,2 mil produtores rurais”, informou Santana.
 
Durante a reunião, a governadora Wilma de Faria externou a preocupação de que o programa venha a atender, exclusivamente, aos pequenos produtores rurais. “É preciso que haja uma intensa conscientização dos agricultores familiares, para que eles possam participar ativamente do programa”, determinou a governadora para sua equipe de auxiliares.
 
O governo estadual propõe ainda disponibilizar assistência técnica e extensão rural e integrar políticas públicas que tornem a produção de oleaginosas sustentável. A meta é garantir, nesta primeira etapa, uma produção de 25 mil toneladas, entre algodão e girassol. Além da produção do óleo vegetal, também será possível comercializar pluma, torta e mel de girassol, o que deve representar um volume comercializado da ordem de R$ 35,8 milhões, segundo estimativa do governo. A produção esperada corresponde a 34% da necessidade de matéria-prima da planta de biodiesel da Petrobras e a 68% do total de torta atualmente consumida no Estado.
 
Além do diretor-presidente da Emparn, participaram da reunião o secretário-chefe do Gabinete Civil, Wober Júnior, o secretário estadual de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária, Canindé de França, o secretário extraordinário para Assuntos Institucionais, Ruy Pereira, o secretário extraordinário de Energia, Tibúrcio Batista, o diretor geral da Emater, Luiz Cláudio Macedo, e o assessor técnico da Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, Heribaldo Cabral.
 
Fonte: Assecom/RN
Voltar