RN teve um dos carnavais mais tranqüilos do Nordeste

08/02/2008

O Carnaval 2008 no Rio Grande do Norte foi um dos mais tranqüilos de toda a região Nordeste. Em todo o Estado, o Instituto Técnico de Polícia (Itep) registrou apenas 10 homicídios. Deste total, dois ocorreram em locais de festa, sendo o restante registrado em áreas periféricas das cidades. Comparado ao ano de 2007, quando foram registrados 18 homicídios, o número representa uma redução de aproximadamente 45%.

Em outros estados do Nordeste, por exemplo, o número de mortes foi bem superior. Em Pernambuco, foram registrados 48 homicídios, em Alagoas, 42; Maranhão, 25; Ceará, 88; Paraíba, 12; e Bahia, 29. Os dados foram divulgados numa entrevista coletiva concedida nessa quarta-feira (6) pelo secretário estadual de Defesa Social, Carlos Castim.

O número de ocorrências foi considerado normal e dentro das expectativas da Secretaria Estadual da Segurança Pública e da Defesa Social. Durante todo o período mais de 8 mil policiais atuaram em todo o Estado, garantindo tranqüilidade aos foliões potiguares e visitantes presentes nos locais de maior concentração de público.

Comparado aos anos de 2005, 2006 e 2007, os números da violência caíram tanto na capital, quanto no interior. Em Natal, foram registradas pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) 1.243 ocorrências, com um total de 1.172 atendidas pelo policiamento ostensivo, o que corresponde a uma eficiência de 94% no atendimento à população.

A maior parte dos chamados foi provocada por pequenos incidentes e delitos, o que comprova que a folia em Natal foi bastante tranqüila. Apenas 91 pessoas foram conduzidas às Delegacias de Plantão e seis revólveres foram apreendidos pelas equipes de policiais espelhadas pela cidade.

No interior do Estado a situação também foi tranqüila. O trabalho da Segurança Pública foi alvo de elogio nas principais praias e cidades com grande concentração de foliões. A presença da Polícia inibiu a ação de criminosos, reduzindo os índices de violência em todas as regiões do Rio Grande do Norte. Como em Natal, a maior parte das ocorrências no interior foi provocada por desordem, embriaguez e pequenos delitos, como furto de celulares e documentos pessoais.

Fonte: Assecom/RN

Voltar