Bancada federal acata por unanimidade as propostas da governadora

11/02/2008
A bancada federal acatou por unanimidade todas as propostas apresentadas pela governadora Wilma de Faria e que serão levadas a ministra Dilma Roussef na próxima semana. O encontro da Governadora com a bancada ocorreu na manhã de hoje (09), na Governadoria. Ficou definido que na audiência da próxima quinta-feira (14), em Brasília, os principais temas discutidos com a chefe da Casa Civil da Presidência da República, a ministra Dilma Roussef, serão o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, a Zona de Processamento de Exportações (ZPE), o Pólo Petroquímico e o Metrô de Superfície para Natal e Região Metropolitana.

"O objetivo do encontro de promover o consenso sobre os projetos estruturantes prioritários para o Rio Grande do Norte foi alcançado. Todos nós estamos de parabéns e este é o momento de aproveitarmos para pressionar o governo federal por mais benefícios, já que o poder representativo do nosso Estado nunca esteve tão elevado e a nossa união é fundamental, independente de posições partidárias", disse a governadora, referindo-se ao fato do Estado ter hoje, o presidente do Senado e líderes das principais bancadas no Congresso.

Também ficou acertado que o ministro da Defesa, Nelson Jobim, e o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, serão convidados a participar da audiência. Eles estão diretamente ligados ao andamento das obras do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, apontado como prioridade absoluta para o desenvolvimento do Estado. O próprio ministro esteve aqui no Estado há cerca de três meses visitando o local das obras e chegou a declarar que a construção do aeroporto era irreversível. A obra também já havia sido assegurada anteriormente no PAC pela ministra Dilma.

Outro ponto de consenso foi o pedido que será feito à ministra para uma reunião seguinte com a diretoria da Petrobrás, no Rio de Janeiro. O objetivo é viabilizar a implantação imediata no Rio Grande do Norte de uma planta de propeno (base para uma resina plástica das mais utilizadas no mundo), que segundo estudos da própria estatal, é bem mais viável economicamente que uma planta de PVC. Participarão dessa reunião, a governadora e toda a bancada federal.

"Não adianta estendermos demais a lista de pleitos, temos é que concentrar esforços nos projetos de maior relevância para o Estado para que os resultados possam ser mais práticos e rápidos, mas é claro que não vamos nos esquecer de outras questões a serem debatidas na seqüência. Nossa hora é agora", afirmou Garibaldi Alves, presidente do Senado.

Paralelamente a estes pleitos prioritários, a governadora e os parlamentares também vão tentar incluir no PAC duas obras de suma importância para o Estado, os projetos de irrigação de Mendubim, em Assú e da Barragem de Santa Cruz, em Apodi. Os projetos já foram licitados e pagos, a luta agora é viabilizar recursos para as construções.

Fonte: Assecom/RN
Voltar