Sudene: Wilma pede mais apoio e atenção para o Nordeste

12/02/2008
A governadora Wilma de Faria cobrou mais apoio financeiro do governo federal para os estados do Nordeste, como alternativa para reduzir as desigualdades que ainda fazem da região uma das mais carentes do país. “O Nordeste não pede esmolas, pede justiça”, declarou a governadora durante a solenidade de posse do novo superintendente da Sudene, Paulo Sérgio de Noronha Fontana, realizada na manhã dessa terça-feira (12) no Centro de Convenções da Universidade Federal de Pernamubuco, em Recife, com a presença do ministro da Integração Nacional, Geddel Viera.
 
A governadora demonstrou otimismo quanto ao papel que será representado pela nova Sudene, a de trazer respostas rápidas no combate às desigualdades que ainda separam o Nordeste do resto do país. Ela lembrou que, embora a região possua 30% de toda a população brasileira, contribui com apenas 14% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. “Minha expectativa é de que a Sudene realmente ajude o Nordeste a resgatar esta dívida histórica”, disse.
 
Wilma de Faria declarou que os governadores dos nove estados do Nordeste estão empenhados em promover o desenvolvimento regional e que, cada um, tem feito o possível para elevar os indicadores econômicos e sociais em cada Estado. Ela citou o Rio Grande do Norte como exemplo de Estado em que os indicadores têm sido elevados acima das médias nordestina e nacional. “Mas é preciso que o governo federal entre com a infra-estrutura e o apoio financeiro necessário para alavancar a nossa economia”, discursou a governadora potiguar.
 
A governadora defendeu ainda um diálogo permanente entre os governadores do Nordeste e o presidente da República, para a definição de recursos e de políticas de investimentos para a Sudene e a criação do Fundo de Desenvolvimento Regional, além de apoio do governo federal em áreas consideradas prioritárias como saúde e segurança pública.
 
O novo superintendente da Sudene, Paulo Sérgio de Noronha Fontana, é engenheiro civil, formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e mestre em Administração Pública. A posse do superintendente foi bastante concorrida e contou com a presença de praticamente todos os governadores do Nordeste, além do ministro Geddel Vieira e autoridades políticas de toda a região.
 
 
Fonte: Assecom/RN
Voltar