Fruticultura potiguar desperta interesse em europeus

12/02/2008

A fruticultura do Rio Grande do Norte continua sendo destaque no mercado internacional. O sucesso do setor pode ser confirmado durante a realização da Fruit Logística 2008, nos dias 7, 8 e 9 últimos, em Berlim, na Alemanha, quando empresários de vários países da Europa, principalmente Rússia e Itália, buscaram maiores informações sobre como realizar negócios com os produtores potiguares.

Durante a Fruit Logística, o vice-governador, Iberê Ferreira de Souza, assinou convênio de cooperação técnica com o Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf) que tem como objetivo elaborar um plano de desenvolvimento para a produção e comercialização das frutas produzidas no Estado.

Dentro do Espaço Brasil, a comitiva potiguar formada pelo governo do Estado e 20 empresários potiguares que integram o grupo do Comitê Executivo de Fitossanidade do Rio Grande do Norte (Coex) foram os mais procurados e fizeram cerca de 300 atendimentos a empresários interessados em informações detalhadas sobre os produtos potiguares e o sistema de exportação das empresas.

Com os contatos feitos durante a feira, os produtores potiguares puderam mostrar o potencial da capacidade de produção da fruticultura do Rio Grande do Norte, além de detalhar para os compradores internacionais o sistema de exportação da fruticultura potiguar.

O melão continuou sendo o principal produto da fruticultura do Rio Grande do Norte no mercado internacional com o maior número de empresários interessados em realizar futuros negócios.

O mamão, tipo formosa, também apareceu como destaque ao despertar o interesse de novos compradores.

Fonte: Jornal O Mossoroense

Voltar