Governo mobiliza agricultores para Programa de Agroenergia do RN

13/02/2008
Socializar e construir a estratégia de implementação do Programa de Agroenergia para o Rio Grande do Norte. Este é o objetivo da Oficina aberta essa segunda-feira (12), no auditório do Centro de Treinamento da Emater-RN. Participam do evento representantes dos agricultores, dos agentes financeiros, além de técnicos da Emater-RN e Emparn. Na mesa de abertura, participaram a representante do Banco do Brasil, Meiriane Barata, representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Maria do Socorro Oliveira, além do chefe de gabinete da Emater-RN, Carlos Alberto Sousa e dos diretores Mário Amorim e Luiz Cláudio Macedo.
 
Durante a oficina, estão sendo apresentadas as propostas de assistência técnica e extensão rural para o biodiesel, além do Programa de Agroenergia do Rio Grande do Norte. Também estão sendo expostas as documentações dos termos de cooperação técnica e convênios relacionados ao programa. Os participantes também realizam a construção da agenda detalhada do projeto. O programa de agroenergia do RN vai incentivar a produção de sementes oleaginosas, como as de girassol e algodão, além de estimular as cadeias complementares. A pluma do algodão deve ser aproveitada pela indústria têxtil do Estado e a torta das sementes de girassol para alimentação de peixes e animais.
 
ARTICULAÇÃO
 
O diretor geral da Emater, Luiz Cláudio Macedo, destacou a importância da articulação de parceiros para a execução do programa. “A idéia é articular os interesses de agricultores, da indústria têxtil, dos entes governamentais e agentes financeiros para conseguir desenvolver a produção de oleaginosas, fortalecer as cadeias correlatas e, conseqüentemente, a economia do Estado”, disse ele. Manoel Cândido, presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Norte (Fetarn), vê alguns problemas para mobilizar os agricultores, mas acredita no sucesso do projeto. “Teremos alguma dificuldade para incentivar os agricultores a adotar as novas culturas do girassol e do algodão, mas acreditamos que o preço é atrativo e os incentivos são bons”, diz.
 
O Programa de Agroenergia para o Rio Grande do Norte será realizado em parceria do Governo do Estado, através de instituições como Emater-RN e Emparn, Petrobras e governo federal. A Petrobras vai adquirir as sementes e o valor será complementado pelo Governo do Estado através de um prêmio de incentivo tecnológico. O preço total do quilo da semente deve girar em torno de R$ 0,80.
 
 
Fonte: Assecom/RN
Voltar