Jornal Diário de Natal premia os melhores municípios do RN

05/12/2007
O Diário de Natal promove na próxima terça-feira, no Versailles Tirol, às 19h, a solenidade de premiação dos 40 Melhores Municípios do Rio Grande do Norte, projeto que elenca as cidades potiguares com base no cruzamento de dados estatísticos oficiais. Na oportunidade, serão entregues os certificados aos prefeitos dos municípios classificados. No dia seguinte, o jornal circula com um caderno especial apresentando o ranking da edição 2007 da pesquisa.
Reconhecido por incentivar o desenvolvimento das cidades, o projeto pioneiro chega ao quinto ano seguido contribuindo com a melhoria das administrações municipais do RN. Este ano, além dos aspectos econômicos e sociais, o levantamento estatístico inclui entre os dados analisados informações sobre instrumentos de gestão e aplicação de recursos para a cultura, com base na pesquisa do IBGE denominada Perfil dos Municípios Brasileiros: Cultura, 2006.
Em cima dos dados obtidos junto aos órgãos oficiais, a pesquisa analisa os resultados das variáveis socioeconômicas como Consumo de Energia Elétrica, Abastecimento d’água, Produto Interno Bruto (PIB), Telefonia, ICMS, Educação, Registro de Veículos e como novidade, este ano, a pesquisa recente do IBGE Perfil dos Municípios em relação a cultura, como os municípios tratam a questão cultura, aparelhagem, pessoa, eventos e recursos aplicados.
‘‘Para as variáveis socioeconômicas serão utilizados scores, como os municípios se comportam em relação à média e ao desvio padrão das variáveis’’, explica o estatístico Amaury Macedo do Nascimento, coordenador da pesquisa. Os dados brutos são extraídos de fontes oficiais como IBGE, IDEMA, Secretaria do Estado de Tributação (SET) e outras que tenham dados atualizados e que atendam aos objetivos da pesquisa.

Fonte: Jornal Diário de Natal
Voltar