FEMURN comemora decisão da inclusão no PAC do projeto hídrico do Seridó

14/02/2008

O presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte, Zé Lins, também prefeito de Currais Novos, comemorou a decisão do Governo Federal de incluir o projeto de interligação de bacias do Seridó no Plano de Aceleração do Crescimento. A decisão foi anunciada ontem, em reunião da governadora e da bancada federal com a ministra Dilma Roussef, em Brasília. O projeto inclui a construção da Barragem de Oiticica, em Jucurutu, e foi objeto de carta enviada pela Femurn e as duas associações de municípios do Seridó à governadora Wilma de Faria e à bancada federal do Estado. O documento foi discutido no encontro, realizado no último sábado. Uma cópia foi entregue pela governadora à ministra-chefe da Casa Civil.

“A Femurn, as duas associações de municípios do Seridó e todos nós prefeitos não poderiam esperar das autoridades do Governo Estadual e do Governo Federal, além da nossa bancada no Congresso outra atitude, a não ser o compromisso com obra tão importante para o Seridó e para o Rio Grande do Norte”, disse, na manhã desta quinta-feira, 14, o presidente da Femurn.

O prefeito disse estar plenamente satisfeito com a forma como o assunto está sendo discutido e conduzido. “E fiquei gratificado ao saber que a ministra Dilma Roussef considera – com toda razão – que o projeto de interligação de bacias, que inclui a construção da Barragem de Oiticica, é a correção de uma grande injustiça para com o Rio Grande do Norte”. A ministra lembrou que a obra é importante para reduzir a escassez d’água no Seridó e também para o projeto de transposição do rio São Francisco.

O presidente da Femurn elogiou a condução do assunto pela governadora e o empenho da bancada federal em garantir apoio à inclusão da obra entre as prioridades do Rio Grande do Norte. “Ao ser defendida por todos e incluída no PAC, a obra deixa de ser um pleito do Seridó e passa a ser de interesse do Rio Grande do Norte”, declarou Zé Lins. “Nós, prefeitos e dirigentes da Femurn e Associações não sossegaremos um só minuto enquanto não vermos consumado este projeto e consolidada a decisão de realizá-lo. Somente quem vive os efeitos da falta d’água pode ter idéia da importância deste projeto e da obra da barragem para a região do Seridó”.

A Femurn e os prefeitos do Seridó pretendem agora se inteirar de todas as etapas de encaminhamento do projeto.

Voltar