PAC da Saúde prevê aumento de equipes do Programa Saúde da Família

05/12/2007
O aumento do número de equipes do Programa Saúde da Família é uma das ações previstas no Programa de Aceleração do Crescimento para a área de saúde, chamado de PAC da Saúde, que será lançado hoje (5) pelo governo federal. A meta é, até 2011, chegar a 40 mil equipes de médicos, enfermeiros e auxiliares que atendam a 130 milhões de pessoas.

De acordo com a assessoria do Ministério da Saúde, atualmente o programa conta com 27 mil equipes que prestam assistência a 87 milhões de brasileiros. O plano prevê investimentos de R$ 88,6 bilhões no setor até 2011.

Com o PAC da Saúde, o governo federal quer vincular os recursos da área a metas definidas com estados e municípios, além de oferecer prêmios àqueles que atingirem os objetivos estabelecidos.
Na semana passada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou o PAC da Saúde e disse que uma das medidas é colocar médicos nas escolas públicas. “Vamos fazer definitivamente uma revolução na saúde neste país”, disse Lula, em Colatina (ES), na última quinta-feira (29).

O PAC da Saúde prevê, entre as ações, a ampliação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), com mais 4,2 mil ambulâncias. O programa quer também fortalecer a produção nacional de medicamentos e insumos.

Está prevista ainda a modernização física de 75% dos laboratórios da Rede Nacional de Produção de Medicamentos e o aumento em 50% da oferta de medicamentos produzidos pelos 19 laboratórios oficiais.

Fonte: Agência Brasil
 
Voltar