Wilma e bancada federal conseguem edital para Aeroporto

14/02/2008

O Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai publicar no próximo dia 22 o edital para o estudo de viabilidade técnica e econômica do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante. Esse estudo é a base para a primeira Parceria Público-Privada (PPP) do País, que viabilizará a construção da mais importante obra para o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte.

O anúncio da publicação do edital foi dada ontem (quarta-feira) pela ministra Chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, durante reunião com a governadora Wilma de Faria e toda a bancada federal. Além da publicação do edital para o novo aeroporto, a ministra anunciou que o presidente Luis Inácio Lula da Silva assina hoje (quinta-feira) a medida provisória criando as Zonas de Processamentos de Exportações (ZPEs). O relator dessa medida será, inclusive, o deputado federal Henrique Alves.

“São duas notícias importantes para o Estado e atendem diretamente a dois pleitos que viemos trazer ao Governo Federal. Além do mais, quero registrar a importância dessa união de esforços de toda a classe política do nosso Estado em defesa do nosso desenvolvimento. Nunca vimos isso na política norte-rio-grandense”, destacou a governadora Wilma de Faria.

Além da Governadora e do presidente do Senado, Garibaldi Alves Filhos, estavam presentes no encontro com a ministra Dilma Roussef os senadores José Agripino Maia e Rosalba Ciarline; os oito deputados federais (Henrique Eduardo Alves, João Maia, Rogério Marinho, Fábio Faria, Fátima Bezerra, Sandra Rosado, Felipe Maia, Betinho Rosado); o presidente da Assembléia Legislativa, Robinson Faria; o líder do PSB na Assembléia Legislativa, Gustavo Carvalho; e os secretários de Estado Vagner Araújo (Planejamento e Finanças) e Rubens lemos Filhos (Comunicação).

Outra boa notícia para o Rio Grande do Norte dada pela ministra Dilma Roussef foi a inclusão do projeto de integração das bacias hidrográficas do Seridó no Plano de Aceleração do Crescimento – o chamado PAC. A ministra, inclusive, chegou a dizer na reunião que essa inclusão corrige uma injustiça com o Rio Grande do Norte, já que essa obra – que inclui entre outros projetos a Barragem de Oiticicas – vai ajudar a combater a escassez de água no Seridó e é importante para o projeto de Transposição do Rio São Francisco.

O presidente do Senado, Garibaldi Alves, ressaltou que todos os projetos discutidos com a ministra são estruturantes e muito importantes para o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte. E garantiu que continuará defendendo a união de esforços político para que esses projetos e outros projetos de interesse do Estado.

PLEITOS – A governadora Wilma de Faria e a bancada federal chegaram ao Palácio do Planalto com quatro pleitos prioritários para o Rio Grande do Norte. Além do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante e o projeto da ZPE, foram discutidos a implantação do Pólo Petroquímico em Guamaré e a modernização do sistema ferroviário da Grande Natal – com a implantação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).

Quanto ao Pólo Petroquímico, a ministra disse que em março a Petrobrás anuncia oficialmente a viabilidade técnica para o projeto. Caso seja positiva, serão necessários quatro anos para a implantação das plantas industriais. Já o VLT, a ministra ficou com o projeto e disse que volta a conversar com a governadora sobre a proposta de inclusão no PAC da mobilidade urbana.

Dilma Roussef elogiou a iniciativa da Governadora de reunir – acima de qualquer questão político-partidária – toda a bancada federal e disse que o Rio Grande do Norte só tem a ganhar com essa demonstração de maturidade política.


Fonte: Assecom/RN
Voltar