Filhos de agricultores terão oportunidade de ensino técnico

19/02/2008
Filhos de agricultores de várias cidades do RN terão a oportunidade de obter qualificação para atuar no campo. Este ano, serão contemplados 70 estudantes filhos de agricultores de vários municípios potiguares. O índice de inserção no mercado de trabalho após a conclusão do curso chega a 95%.
 
70 jovens foram aprovados no processo seletivo para o curso de Técnico em Agropecuária, que será ministrado na Escola Agrícola de Jundiaí, em Macaíba. As aulas começam nesta terça-feira, dia 19. A qualificação faz parte de um projeto desenvolvido pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte (FETARN).
 
O sistema de ingresso é diferenciado. Para participar, os estudantes devem ser obrigatoriamente filhos de agricultores, viver na área rural e ter aptidão para trabalhar com agricultura familiar. Os alunos aprovados realizaram uma prova de conhecimentos gerais.
 
Com o processo seletivo diferenciado, é possível oferecer o acesso a um curso profissionalizante e educação de qualidade aos jovens de comunidades agrícolas. O curso tem duração de um ano e meio e, durante esse período, os estudantes terão aulas de disciplinas específicas, como agroecologia, ciências agrárias e gerenciamento com ênfase na preservação ambiental.
 
A teoria é primordial para uma boa formação, mas a prática é bastante explorada em todo o processo, com a participação constante dos alunos em oficinas e intercâmbios. Os contatos com Ongs, sindicatos e unidades familiares facilitam o aprendizado e tornam reais as expectativas dos futuros técnicos. Cerca de 95% dos alunos que saem do curso estão com atividades remuneradas, uma estatística que reflete a qualidade do ensino e a perspectiva de uma vida melhor.
 
 
 
Fonte: Gazeta do Oeste
Voltar