Meteorologistas de centros do Nordeste fazem previsões

19/02/2008

Meteorologistas dos centros estaduais do Nordeste estarão reunidos no auditório da Secretaria Estadual de Agricultura, amanhã e quinta-feira, para analisar o comportamento dos oceanos e da atmosfera (temperatura, pressão, campo de vento, modelos de previsão...) a fim de determinar o comportamento das chuvas para os meses de março, abril e maio deste ano. Na pauta, também vão analisar e discutir as particularidades da região, para fazer uma previsão mais detalhada e precisa.

A 3ª Reunião de Análise Climática para o Semi-Árido Nordestino”, organizada pela Emparn através do setor de meteorologia é a última discussão sobre o assunto para a região do semi-árido do Nordeste. As outras duas reuniões ocorreram em João Pessoa (PB) e Fortaleza (CE), nos meses de dezembro e janeiro, respectivamente.

Os especialistas farão um comparativo entre o que foi previsto nas duas reuniões anteriores e o comportamento das chuvas nos meses de janeiro e fevereiro. Amanhã à tarde acontecerá ocorre a audio-conferência, com a participação de meteorologistas das regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste do Brasil.

O evento coordenado pelo meteorologista da Emparn, Gilmar Bristot, termina na manhã da próxima quinta-feira com a elaboração do relatório final das discussões, e  divulgação do resultado no final da manhã da quinta-feira, no auditório da  Emater,  no  Centro Administrativo.

Os agricultores e pecuaristas da região Central e Seridó potiguar estão ansiosos pelo resiltado desta reunião dos meteorologistas.

Fonte: Jornal Tribuna do Norte

Voltar