Na zona rural brasileira, 60% dos estudantes que concluem a oitava série do ensino fundamental não se matriculam no ensino médio. Dados do Censo Escolar demonstram que, dos alunos matriculados nessa etapa do ensino, mais de 92% deslocam-se para a área urbana. Além do número de escolas rurais ser muito pequeno, o ensino raramente leva em consideração as especificidades do campo. Desde ontem, técnicos do Ministério da Educação estão reunidos com professores universitários e representantes de movimentos sociais para discutir a questão.
O objetivo do encontro é a elaboração de uma proposta de oferta, no campo, de ensino de nÃvel médio integrado ao profissionalizante e à educação de jovens e adultos. A 2ª Oficina sobre Ensino Profissional Integrado do Campo, coordenada pelas secretarias de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC) e de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), apresentará novos métodos a serem adotados a partir do segundo semestre deste ano.
A intenção é elevar a taxa de escolarização em áreas rurais e, a longo prazo, promover a emancipação do campo em relação à área urbana. Dentre as propostas apresentadas, está a de ensino médio profissionalizante de quatro anos voltado para a produção agropecuária, com ênfase em agroecologia. De acordo com Ana Laurenti, consultora da coordenação-geral de educação no campo do MEC, essa opção atende a demanda dos pequenos produtores rurais.
“Historicamente, as escolas técnicas agrÃcolas preparam técnicos com conhecimentos aplicáveis a grandes fazendas e agroindústriasâ€, explicou. De acordo com a especialista, a nova modalidade é mais adequada à agricultura familiar, por ensinar técnicas que exigem menos insumos e equipamentos para o plantio.
Estão previstas, ainda, opções de ensino profissionalizante não necessariamente voltadas para atividades agrÃcolas. “Queremos formar pessoas para atender à s necessidades da área rural, mas isso não significa que elas tenham de atuar no campoâ€, disse Ana Laurenti. As áreas podem ser as de turismo e saúde, por exemplo.
Até o fim da tarde desta terça-feira, 19, será elaborado documento que norteará as ações educacionais do ensino médio em área rural. Participam da oficina professores e técnicos de instituições, organizações e movimentos sociais com experiência em projetos de escolarização, técnicos da Secad, da Setec e da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC).
Fonte: Ministério da Educação