Rio Grande do Norte contratou menos em janeiro deste ano

20/02/2008

Em janeiro deste ano o número em empregos formais criados no Rio Grande do Norte foi inferior à quantidade de vagas abertas no mesmo período do ano passado. No mês passado, foram contratados 11.661 novos trabalhadores no Estado, enquanto que em janeiro de 2007 o número tinha sido de 11.840, 179 vagas a mais, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Apesar do menor número de pessoas contratadas, o mercado de trabalho no RN foi mais positivo no mês passado, que em janeiro de 2007, devido a menor quantidade de demissões. Enquanto que no primeiro mês do ano passado foram demitidas 14.467 pessoas, no mês passado 13.570 trabalhadores perderam o emprego, ou seja, 897 demissões a menos.

A atividade econômica que mais contratou no mês passado foi o setor de serviços, com 4.004 admissões, seguido do comércio com 3.246 vagas abertas, construção civil com 2.308 novos postos de trabalho e indústria da transformação que contratou 1.203 trabalhadores em janeiro.

Os setores campeões de demissão são praticamente os mesmos. O setor de serviços demitiu 3.643 pessoas em janeiro, tornando-se o campeão, depois aparecem o comércio com 3.276 demissões, agropecuária com 2.576 demissões, tendo empregado apenas 697 trabalhadores, indústria da transformação que mandou para casa 2.059 pessoas e construção civil que encerrou 1.823 postos de trabalho.

Os números são considerados normais em alguns setores. É o caso do comércio, que demite a grande maioria das pessoas contratadas para as vendas de fim de ano, e da agropecuária, que tradicionalmente começa a demitir a partir de janeiro, só voltando a contratar a partir de junho, de acordo com declarações dos fruticultores.

Assu

Assu é o único município do Vale do Açu que tem dados da evolução do emprego levantado pelo MTE. De acordo com os números de janeiro, cresceu a quantidade de empregos formais criados no município. No mês passado, foram abertas 137 novas vagas, contra 102 vagas abertas em janeiro de 2007.

No entanto, ao contrário do cenário estadual, em Assu o número de demissões também cresceu bastante, bem mais que a quantidade de contratações. Foram 163 dispensas em janeiro deste ano, contra 90 no mesmo período do ano passado.

O setor campeão de demissão foi a agropecuária, com mais de 50% dos postos de trabalho fechados em Assu, 94 demissões no total. Já o setor campeão de admissão foi o comércio, com 74 novos contratados. No geral, em Assu foram feitas 26 demissões a mais que contratações.

Fonte: Jornal DeFato

Voltar