Municípios concorrem a prêmios por boas práticas de gestão escolar

20/02/2008

O lançamento do Prêmio Inovação em Gestão Educacional 2008 marca a abertura da 5ª reunião do grupo de trabalho das Capitais e Grandes Cidades, nesta quarta-feira, 20, às 14h, no Hotel Nacional, em Brasília. O encontro, que reúne gestores de educação dos 109 municípios com mais de 200 mil habitantes, vai até sexta-feira, 22.

A 2ª edição do Prêmio Inovação em Gestão Educacional está aberta a todos os municípios que desenvolvem projetos inovadores em suas redes de educação básica, com foco na qualidade da aprendizagem. Serão distribuídos R$ 1 milhão entre os dez municípios com as melhores práticas de gestão. A inscrição dos projetos começa nesta terça-feira, 19, e se estende até 18 de abril. O prêmio é promovido pelo Ministério da Educação em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Dois objetivos se articulam no prêmio: o reconhecimento público das boas práticas de gestão e sua divulgação no Banco de Experiências do Laboratório, na internet. Uma vez cadastrados no banco, os projetos servirão de subsídio, referência, sugestão aos gestores municipais de todo o país. O prêmio de R$ 100 mil entregue a cada um dos dez municípios com experiências mais significativas está vinculado à qualificação do projeto. A aplicação do recurso será monitorada pelo Ministério da Educação e ao final o município terá que prestar contas.

Na 2ª edição do Prêmio Inovação, cada município poderá inscrever um projeto em um dos seguintes grupos temáticos: gestão pedagógica, gestão de pessoas, planejamento e gestão (democrática, infra-estrutura e financeira), avaliação e resultados educacionais. Cada um dos temas está vinculado a um grupo de diretrizes do compromisso Todos pela Educação, que integra o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). A entrega do prêmio será em 19 de novembro de 2008. Regulamento, inscrição, calendário e todos os detalhes do prêmio estão no Guia do Participante.

Grandes Cidades – Entre os temas que serão discutidos durante a 5ª reunião do grupo de trabalho das Capitais e Grandes Cidades, destacam-se o Programa Saúde na Escola (PSE), que será executado em parceria com o Ministério da Saúde; a Provinha Brasil, instrumento de avaliação da alfabetização de crianças dos seis aos oito anos de idade, aplicada pelos professores em suas salas de aula, em abril e dezembro de cada ano; apresentação da 1ª Olimpíada de Língua Portuguesa, que acontecerá este ano; avaliação do processo de adesão ao Plano de Ações Articuladas (PAR), que integra o Plano de Desenvolvimento da Educação. O programa da 5ª reunião traz também mesas de trabalho sobre formação de professores, alfabetização de jovens e adultos e resultados de pesquisas sobre atividades docentes.

Fonte: Ministério da Educação
Voltar