Estado vai implantar núcleos de Vigilância Epidemiológica

21/02/2008
O Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESAP), vai implantar 22 novos Núcleos de Vigilância Epidemiológica em 22 hospitais da rede estadual.
De acordo com Maria Suely Lopes Correia Pereira, responsável técnica pelos núcleos de vigilância epidemiológica hospitalar, os núcleos serão instalados em municípios de várias regiões, a fim de atender todo Estado. Entre outros, receberão os núcleos os hospitais regionais de Assu, Pau dos Ferros, Caraúbas, São Miguel e Santa Cruz.

Suely disse que o objetivo da Sesap é aperfeiçoar o sistema de vigilância epidemiológica do Rio Grande do Norte. “A intenção é melhorar o diagnóstico precoce e as medidas de controle das doenças de notificação obrigatória, como dengue, tuberculose e febre amarela”, destacou. Suely enfatizou ainda que doenças infecto-contagiosas necessitam de notificação imediata e de medidas de controle eficazes. “Com a implantação dos núcleos, o fluxo de informações sobre as doenças de notificação obrigatória será agilizado para as Secretarias Municipais de Saúde e também para a Unidade de Resposta Rápida (URR) do Estado. Assim, as equipes saberão quais as providências a serem tomadas e o fluxo adequado para o alerta no caso de suspeitas de doenças mais graves”, observou Suely Pereira.

Os núcleos irão funcionar dentro do próprio hospital, que vai disponibilizar a área física e os profissionais, enquanto que o Estado ficará responsável pela capacitação dos profissionais e a cessão de equipamentos de informática. Cada núcleo vai contar com uma equipe formada por três profissionais, um de cada nível escolar.

Atualmente, o Rio Grande do Norte conta com sete núcleos implantados, dos quais quatro são financiados pelo Governo do Estado e três pelo Ministério da Saúde.

Na próxima segunda-feira (25), a Sub-coordenadoria de Vigilância Epidemiológica (SUVIGE) iniciará a capacitação de profissionais de 15 unidades do interior do Estado. Durante a manhã, serão realizadas visitas aos hospitais da capital que já possuem Núcleos de Vigilância: Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), Varela Santiago, Giselda Trigueiro, Walfredo Gurgel e Santa Catarina. Em Mossoró, existem mais dois núcleos no Hospital Tarcísio Maia e no Rafael Fernandes.
 
 
Fonte: Jornal De Fato
Voltar