Ambulatório Materno-Infantil atenderá 170 mil pessoas

21/02/2008
A antiga sede da Unimed 24h, Rua João Marcelino, Nova Betânia, receberá nos próximos dias o serviço de Ambulatório Materno-Infantil (AMI), uma unidade de referência no atendimento à criança, ao adolescente e à mulher, principalmente no que se refere à gravidez de alto risco. A ação tem incentivo da Prefeitura Municipal de Mossoró.
 
Inicialmente a unidade funcionará com serviços de fisioterapia respiratória infantil, fonoaudiologia, colposcopia e ginecologia, mas a intenção é ampliar mensalmente tais serviços para um grande complexo de atendimento médico, psicológico, social, de enfermagem, nutrição, fisioterapia, odontologia, entre outros.
 
O ambulatório materno-infantil será referência para aproximadamente 170 mil pessoas, que é a população de crianças, adolescentes e mulheres em idade fértil de Mossoró. "Essa era uma antiga necessidade da população que agora estamos colocando em prática", diz a gerente executiva de Saúde, Dorinha Burlamaqui.
 
O AMI dará suporte a todas as equipes do Programa de Saúde da Família (PSF), Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e demais centros da rede municipal de saúde, inclusive com acompanhamento do pré-natal.

"Durante o período gestacional, a mulher vai fazer o pré-natal tanto na Unidade de Saúde mais próxima de sua casa e como no ambulatório do AMI, onde funciona o atendimento especializado", diz Dorinha Burlamaqui.
 
Quanto ao atendimento à mulher, são oferecidos serviços de planejamento familiar, prevenção, eletrocauterização, mastologia, punção mamária, conização, psicologia, serviço social, nutrição e ainda cursos sobre como cuidar do bebê, amamentação e alimentação do recém-nascido, com um centro de acolhimento de mulheres e crianças vítimas de abuso sexual e violência familiar, com notificação dos casos, acompanhamento médico, psicossocial e, quando necessário, encaminhamento para serviços já existentes no município.
 
Na atenção à criança, atendimento em casos de infecção respiratória aguda, diarréia, imunização, cuidado com a criança na primeira semana de vida, atenção ao recém-nascido de baixo peso, prematuro, ainda psicologia, nutrição, teste do pezinho, saúde bucal do bebê, aleitamento materno, fisioterapia em crianças e adolescentes com necessidades especiais, fisioterapia respiratória e fonoaudiologia.
 
No caso do adolescente, aconselhamento e planejamento familiar, distribuição de preservativos, prevenção contra as drogas, imunização, saúde bucal, além de acompanhamento na gravidez de adolescente e atendimento psicossocial, ainda um posto de coleta de material para análise clínica e raios x.
 
 
Fonte: Gazeta do Oeste
Voltar