Hospital de Macaíba melhora atendimento para a população

21/02/2008

Uma das atuais metas da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) é tornar o serviço de saúde mais humano para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Nesse sentido, o Hospital Regional Alfredo Mesquita Filho, que fica em Macaíba e atende a cinco municípios da região Agreste, está desenvolvendo várias ações para melhorar o atendimento fornecido à população. O aumento na quantidade de cirurgias eletivas (que são marcadas previamente) foi uma das mudanças que vão aprimorar o acolhimento. Além disso, foram disponibilizados dois leitos de clínica médica para que pacientes internados no Walfredo Gurgel que morem próximo ao hospital sejam transferidos.

Nos recursos humanos, a direção da unidade tem reorganizado as escalas médicas. "Fazemos reuniões nas quais verificamos onde há falhas. Em conjunto com os médicos, trabalhamos as soluções dos problemas", afirma o diretor do Hospital, João Batista. Também foi implantado no Hospital o Sistema de Acolhimento de Risco, em que o paciente com problema mais grave tem prioridade no atendimento. "Colocamos ainda na entrada do Pronto Socorro o `Posso Ajudar?`, para que as pessoas recebam uma atenção ainda maior" acrescenta o diretor.

Por determinação da governadora Wilma de Faria e do secretário estadual de Saúde, Adelmaro Cavalcanti, 77 funcionários da unidade receberam a Grapus, gratificação que varia de acordo com o salário do profissional. "A gratificação melhorou a auto estima da equipe, que trabalha mais satisfeita" comemora João Batista. O secretário estadual de saúde ressalta que "o objetivo da Sesap é dar o melhor atendimento possível aos usuários. Estamos trabalhando para humanizar e deixar a população satisfeita com o serviço em todos os hospitais da rede estadual". O Hospital Alfredo Mesquita é referência em obstetrícia, atende clínica médica e pediátrica, realiza raio-x e ultrassonografia, e fornece serviço de laboratório.

Fonte: Assecom/RN

Voltar