Sementes só serão distribuídas após o início das chuvas no Vale do Açu

28/02/2008
As sementes distribuídas pelo Governo do Estado e tão aguardadas pelos agricultores do Vale do Açu já têm uma nova data para começar a ser distribuídas, ou melhor, já têm uma previsão de quando devem ser repassadas aos bancos sementes.

E a distribuição está intimamente ligada a previsão, só que do tempo. É que, segundo Evilásio Dantas de Farias, gestor regional do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (EMATER-RN) em Assu, as sementes somente serão distribuídas após o início das chuvas na região.

A decisão do Governo seria para evitar possíveis prejuízos com a perda das sementes, caso o inverno não se consume no Vale. “O Governo teme perder as sementes, mas creio que elas (as sementes) serão distribuídas assim que as chuvas começaram a cair”, destacou Evilásio, acrescentando que assim foi feito nas regiões onde já começou a chover.

Outro programa que também ainda não foi colocado em prática é o Terra Pronta, que consiste no corte de terra. De acordo com Evilásio, a terra também será preparada assim que o inverno começar. A falta de chuvas no Vale já preocupa os agricultores. Evilásio disse que o tempo tem ficado bonito para chover, “mas acaba não chovendo”, acrescentando que ainda deposita confiança nas previsões climáticas, que são boas para a região.

AGROENERGIA

A Unidade de Ensino de Ipanguaçu do Cefet finaliza hoje a capacitação de técnicos em agroenergia. Os técnicos vão trabalhar na implantação da cultura do girassol no Estado. Nessa primeira turma estão sendo capacitados 60 técnicos das regiões de Assu, Mossoró, Pau dos Ferros e Umarizal. Nos dias 4 e 5 e 6 e 7 serão capacitados mais 120 técnicos de outras regiões.

Atualmente está sendo feito o cadastramento dos agricultores que vão trabalhar com o girassol. Em Assu, a cultura deve ser implantada até o dia 31 de março próximo.

Fonte: Jornal DeFato
Voltar