Italianos ajudam comunidade pobre de Pititinga

28/02/2008

Tudo foi acontecendo por acaso. O casal, uma goiana e um italiano, de férias conhecendo as belezas do litoral potiguar, quando passavam pela paradisíaca Pititinga, no município de Rio do Fogo, teve o pneu do carro estourado. Foi suficiente para conhecer a realidade do lugar, uma comunidade com 1.400 moradores, a maioria pescadores. Pelas mãos dos dois, quatro anos depois, ergue-se na cidade a Associação Vida a Pititinga, com uma série de projetos que vai desde uma creche até a realização de cursos de capacitação profissional, para atender a jovens e adultos na busca do emprego.

A administradora Edna Abdia Galvão e o ator italiano Enrico Bertolino já desenvolviam ações sociais na Itália. Agora, Edna divide-se entre Pititinga e a Itália. Até agora, a manutenção da instituição acontece com recursos oriundos de doações de pessoas e organizações italianas, mas a realidade impõe que também se faça parcerias com o governo, em níveis municipais, estaduais e federais; empresas e também voluntários.

Hoje, Vida a Pititinga atende a 220 crianças, adolescentes e jovens. “Começamos simplesmente com a vontade de fazer algo pelo próximo, sem experiência com organização não-governamental”, disse, lembrando que já foram realizadas dezenas de palestras educativas, sempre enfatizando valores e questões relacionadas a cidadania, ao mesmo tempo que são desenvolvidas atividades que culminem em aprendizado, que resultem inclusive em recursos que contribuam no orçamento familiar.

Entre os cursos realizados, já foram feitas capacitações em bordados, biscuit, pedrarias em chinelo e outros. Chegaram, inclusive, a construir uma lojinha de artesanato para atender aos turistas que visitam o lugar, mas o resultado ainda é pequeno. “Aqui encontramos mães com 22 filhos. Há muita pobreza, não tem emprego, era preciso fazer alguma coisa”, enfatizou, lembrando que já conseguiram ajuda de médicos e fizeram oito laqueaduras em mulheres que já tinham um número grande de filhos. Também conseguiram a doação de uma besta para trazer e levar as crianças para a escola. Antes, elas caminhavam 6km, ida e volta, em sol quente para poderem freqüentar as atividades da instituição.

A ong tem como missão contribuir na construção de um futuro digno para as crianças, jovens e famílias da comunidade de Pititinga, executando programas e ações que incentivem a inclusão social, orientando-os para que exerçam a cidadania, tornando-se agentes transformadores da sua própria realidade.

Além de Pititinga, a organização pretende trabalhar em Natal, acolhendo crianças e adolescentes de 12 a 18 anos, com cursos de qualificação profissional, atendendo sobretudo aos mais carentes, em situação de risco.

Principais projetos:

- A Associação desenvolve atividades que vão desde a capacitação de jovens e adultos para o mercado de trabalho à formação de escola de futebol

- Projeto comunitário de instrução e formação: promoção de educação complementar, ações culturais e esportivas. 

- Projeto Formação:  proporcionar o aprendizado técnico aos jovens em situação de risco social, buscando inserí-los no mercado de trabalho.

- Assistência ao trabalho: incentivo e assessoramento a jovens com cursos e treinamentos, criando oportunidades para que os mesmos possam ajudar no sustento de suas famílias.

- Esporte e Recreação: utilizar o esporte como meio de união, com a formação de times de basquete, voleibol, dança, música e vídeo, ginástica e grupos de recreação.

- Escola de Futebol:  fundada a escola de futebol Inter Campus de Pititinga, em parceria com o Inter de Milão.

- Grupo de capoeira Vida: busca desenvolver a dança, contribuindo para a formação dos valores humanos e sociais, com base no respeito e socialização.

- Projeto Alimentação e Água:  assistência e entrega de cestas básicas às famílias necessitadas e construção de cisternas.

- Assistência e Direito Humano: orientação para a garantia de direitos como certidão de nascimento, carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho, título de eleitor e outros.

- Arte e Cultura: oficina de teatro, canto coral, quadrilhas e danças folclóricas, pintura, corte e costura.

- Inclusão digital: curso de informática.

- Construção e reformas: a Associação doou seis casas e reformou quatro.

Serviço:
Associação Vida a Pititinga - Rua do Morro s/n, Praia de  Pititinga, Rio do Fogo - Telefone: (084) 3261-4341.

Fonte: Jornal Tribuna do Norte

Voltar