Janduís recebe municípios do programa Territórios da Cidadania

04/03/2008
A cidade de Janduís foi a sede oficial do programa Territórios da Cidadania, lançado ontem, 3, a partir das 8h, na Casa da Música, com a presença do prefeito Salomão Gurgel participou do evento. O projeto do governo federal vai destinar R$ 118,3 milhões para municípios localizados na chapada do Apodi, inclusive Janduís, que serão beneficiados com ações importantes para o desenvolvimento dos municípios.

O lançamento do programa contou com a participação de prefeitos, sindicalistas, representantes da sociedade civil, agricultores e organizações não-governamentais componentes do comitê territorial do Projeto Dom Heldér Câmara, no território Sertão do Apodi.  

Participaram ainda do evento gestores nacionais do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Secretaria de Desenvolvimento Territorial. Do Estado do Rio Grande do Norte confirmadas as presenças do delegado dederal do MDA, Hugo Manso Júnior; representantes do governo do Estado e lideranças dos movimentos sindical e social.

Regiões do país com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) recebem este ano os principais programas de forma integrada. A iniciativa, denominada Territórios da Cidadania, reúne 135 ações que pretendem atender cerca de mil municípios brasileiros. O programa foi lançado no último dia 25, em Brasília, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O município de Janduís esteve presente à cerimônia de lançamento do programa, através do prefeito Salomão Gurgel.

Serão cerca de R$ 11,3 bilhões de investimentos. O objetivo é atender 60 territórios este ano e em 2009, 120. Mais de dois milhões de famílias de agricultores familiares, assentados da reforma agrária, quilombolas, indígenas, famílias de pescadores e comunidades tradicionais terão acesso às ações.

A mudança recomendada pelo Gabinete Civil da Presidência da República vai possibilitar a presença de representantes de alguns dos 15 ministérios que compõem a ampla articulação de políticas e ações que serão implementadas em 2008 através do Territórios da Cidadania.

Fonte: O Mossoroense
Voltar