Prefeitura de Brejinho aposta na inclusão digital

05/03/2008

Viabilizar o acesso de estudantes carentes à internet e aos softwares utilizados no dia a dia é uma das prioridades da rede municipal de ensino de Brejinho, cidade que fica na região Agreste, a 59km de Natal. A prefeitura está investindo para criar uma rede de laboratórios de informática e formar monitores do próprio município. O objetivo é colocar o computador no cotidiano dos estudantes desde as primeiras séries, para familiarizar os alunos com as ferramentas da informática e lhes garantir melhores chances de desenvolvimento intelectual. O município é administrado pelo prefeito João Gomes Batista.

O secretário municipal de educação, Ranvarliel Sóstenes, explica que vários projetos estão agendados para serem implementados nessa área, nas escolas da rede municipal. Um desses projetos vai beneficiar as escolas das comunidades de Tabuleiro e Esperança. De acordo com o secretário, a prefeitura vai instalar núcleos de ensino nessas escolas, através de um convênio com um programa de inclusão digital do governo federal. Ele acrescenta que os laboratórios vão ser montados como parte de um projeto de reforma geral para as duas unidades. Ranvarliel lembra que a rede de laboratórios deverá ser estendida a outras unidades ao longo do ano.

Ranvarliel lembra que o município já tem um laboratório de informática em funcionamento na escola municipal Senador Dinarte Mariz. Recentemente, um outro núcleo foi aberto na escola Avelino Matias, construída recentemente pela prefeitura para atender à crescente demanda por turmas do ensino fundamental na comunidade do Projeto Crescer.

As aulas do ano letivo começaram na última segunda-feira. O município mantém dez escolas. Oito se localizam na zona rural e outras duas funcionam na zona urbana. A rede oferece turmas de educação infantil, ensino fundamental e educação de jovens e adultos, sistema supletivo que substitui o ensino fundamental e é voltado para alunos que já passaram da faixa etária tradicional desse nível. De acordo com o secretário de educação, o município dispõe de cerca de 60 professores atualmente.

Fonte: Diário de Natal

Voltar