Barragem de Bujari vai ser construída

07/03/2008
A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos abriu licitação para definir a empresa que vai elaborar um estudo de impacto ambiental sobre a construção da barragem de Bujarí, no município de Nova Cruz, região Agreste.
 
O relatório de impacto ambiental será entregue ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), responsável pela certificação ambiental. Os envelopes dos concorrentes serão recebidos pela secretaria até 3 de abril.
 
Em Nova Cruz, a obra vem sendo discutida com entusiasmo. Várias reuniões foram realizadas para debater as indenizações para os ocupantes das áreas que ficam no traçado da barragem. A prefeitura já apresentou uma proposta de re-assentamento à população, às lideranças comunitárias e ao governo do estado. Esse estudo também trata da localização do reservatório - que também vai alcançar o município de Campo de Santana, no estado da Paraíba -, de sua área de influência, dos objetivos da obra e das condições dos atingidos e dos seus imóveis, entre outros pontos.
 
A Barragem Bujarí vai ter capacidade de acumular 33 milhões de metros cúbicos de água, ocupando uma área de bacia hidrográfica em torno de 553 km². A obra está orçada em R$ 18 milhões. Os municípios do Agreste Potiguar contemplados serão Nova Cruz, Santo Antônio, Passa e Fica, Montanhas, Pedro Velho, Várzea, Espírito Santo e Canguaretama. O total de beneficiados pode chegar a 140 mil habitantes. A prioridade de uso será o abastecimento humano, mas estão previstas também outras utilizações, como irrigação e piscicultura.
 
 
Fonte: Diário de Natal
 
 
Voltar